IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| Transferência de Tecnologia na ESA-IPVC

Inosat

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ACONTECE NA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA - IPVC

A Escola Superior Agrária deste Politécnico e a INOSAT acabam de celebrar um protocolo que permitirá  monitorizar a fauna para a Inventariação de Património Natural, Ambiente e Turismo

O protocolo celebrado entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] e a INOSAT tem como finalidade proporcionar aos alunos o contacto com tecnologias que permitem a monitorização de fauna, melhorando assim a componente prática das disciplinas leccionadas com enquadramento na Inventariação de Património Natural, Ambiente e Turismo.

Com inúmeras aplicações, a informação obtida pode ter utilizações no campo da gestão de habitats e conservação da biodiversidade, entre outras. Numa primeira fase, o equipamento será testado na Quinta do Mosteiro (ESA-IPVC) em bovinos de raça Minhota, equídeos de raça Garrana e ovinos de raça Bordaleira de Entre-Douro e Minho. Estes testes, permitirão aferir o comportamento dos animais em espaços naturais confinados por parcelas e compará-los com a fase seguinte.

Na segunda fase, o equipamento será colocado em animais em estado semi-selvagem, nomeadamente os Garranos que percorrem as Serras do Alto Minho. Neste contexto, poderão ainda vir a ser registados os percursos de vezeira (prática ancestral de pastorícia comunitária dos rebanhos de cabras) e, como efeito demonstrativo, enquadrado em actividades de Centros de Educação Ambiental, realizadas acções de monitorização de fauna.

Publicado em 22.12.2010

Untitled Document