IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| Alunos do CET_GATER descobrem as maravilhas ...

Porta de Lamas de Mouro

Alunos do CET-GATER descobrem as maravilhas de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro

No passado dia 17 de Abril os alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão da Animação Turística em Espaço Rural da Escola Superior Agrária -IPVC, no âmbito da disciplina de Ambiente e Turismo orientada pelo Professor Bruno Leitão, deslocaram-se às freguesias do Concelho de Melgaço que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Lamas de Mouro e Castro Laboreiro).

A visita começou no Núcleo Museológico da Vila de Castro Laboreiro, onde, no seu interior foi possível observar a realidade Castreja, e o sistema de trasumância entre as Brandas e Inverneiras. Este Núcleo integra também uma tradicional “Casa Castreja” onde foi possível conhecer os costumes e modos de vida de tempos antigos.

De seguida realizou-se um percurso de aproximadamente 7 km de distância, ao Castelo da Vila, onde se desfrutou das belas paisagens naturais e visualizou os lugares de residência fixa e móvel.

No início da tarde a visita prosseguiu na "Porta de Lamas de Mouro", onde se encontra o Centro de Interpretação vocacionado para a recepção, recreio e informação dos visitantes do PNPG. No auditório visualizou-se um vídeo sobre o PNPG, tendo-se aproveitado ainda para conhecer a Exposição sobre Ordenamento do Território e usar os PDA’s com informação turística.

Depois de conhecida a primeira porta do Parque Nacional, a visita seguiu rumo à Serra da Peneda, mais precisamente ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda. No final da tarde teve lugar o regresso a Refóios do Lima após um dia recheado de maravilhas da Natureza e exemplos fantásticos de empenho e engenho do Homem Castrejo na gestão do território.

As alunas Inês Sílvia e Sofia Coelho

Publicado em 3 de Maio de 2010