IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2010| 1ªs Jornadas em Gest. Amb. Ord. Territ.

1ªs Jornadas em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território
Enquadramento e objectivos

No quadro da sociedade e da economia do conhecimento, a sustentabilidade das actividades humanas e dos territórios exigem mecanismos e medidas cuja eficiência e eficácia dependem da capacidade política, social, económica, técnico-científica e tecnológica mas, acima de tudo, organizacional. A apreensão e a gestão da realidade visam o equilíbrio dos interesses sociais, o desenvolvimento económico e a conservação ambiental no quadro da complementaridade de espaços, actividades, usos e funções presentes no território. Este contexto define a importância da formação de técnicos e gestores com qualificações multidisciplinares avançadas na compreensão, decisão e acção em diversos domínios, nomeadamente: i) na gestão de sistemas e de recursos ambientais; ii) na implementação de tecnologias ambientais; iii) na concepção, monitorização e avaliação de projectos empresariais e governamentais; iv) e que intervenham de uma forma eficiente no planeamento e ordenamento do território.

O Curso de Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território (MGAOT) nasce na ESA-IPVC em colaboração com outras entidades públicas e privadas, apostando num ensino de excelência e acompanhando a evolução técnico-científica do uso de novas tecnologias na pedagogia, de acordo com as necessidades dos estudantes e da sociedade. A selecção e a articulação de recursos e dos discentes, tal como a sequência e a natureza das unidades curriculares e dos métodos pedagógicos suportam-se em projectos e sistemas reais, com uma abordagem temática e um trabalho multidisciplinar de equipa com carácter profissionalizante, sem descurar competências ao nível da investigação, inovação e empreendedorismo.

No âmbito das actividades extra-curriculares previstas, a Comissão de Curso do MGAOT promove as 1as Jornadas em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território com vista a:
i. apresentar e discutir temas actuais sobre processos centrais e transversais à natureza e aos objectivos do Curso de Mestrado por individualidades de reconhecido mérito académico e profissional;
ii. divulgar publicamente os objectivos, o desenvolvimento e o funcionamento das actividades promovidas ao longo do MGAOT;
iii. discutir e avaliar a necessidade de competências e as perspectivas de saídas profissionais nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade territorial.

Estas Jornadas pretendem responder aos interesses e expectativas dos alunos deste Mestrado e dos restantes alunos da Academia, e visam a participação dos docentes, investigadores e técnicos do IPVC com o envolvimento de todas as entidades e profissionais com interesse nos temas que serão objecto de apresentação e discussão.

Untitled Document