IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2014| Alunos avaliam a qualidade do ecossistema ribeirinho

Alunos avaliam a qualidade do ecossistema ribeirinho

No âmbito da unidade curricular de Ecologia da Paisagem, a turma da licenciatura em Engenharia do Ambiente, do 2º ano, da Escola Superior Agrária desenvolveu um trabalho de avaliação da qualidade do ecossistema ribeirinho do rio Lima. Para tal, recorreu à aplicação da metodologia “Qualificació de la zona ripària dels ecosistemes fluvials”, designada abreviadamente por QBR.
O índice QBR é um método que permite avaliar a qualidade dos habitats ripários, tendo sido desenvolvido para ser aplicado em zonas ribeirinhas em Espanha (Suarez et al., 2002; Munne et al., 2003). As suas vantagens têm vindo a ser reconhecidas, sendo hoje aplicado em várias outras regiões do mundo com resultados bastante satisfatórios.
Os ecossistemas ribeirinhos são importantes corredores de conectividade de fluxos biológicos, de trocas de matéria e energia, captando na atualidade uma forte atenção por parte da comunidade científica. Neste contexto, merece atenção particular a zona ripária, que corresponde à transição entre o ambiente aquático e terrestre, uma vez que fornece habitat de refúgio e alimento para a fauna, controla os efeitos das cheias, funciona como filtro retendo nutrientes, entre muitas outras funções.
O rio Lima reúne caraterísticas que lhe conferem um valor excecional, reconhecido, nomeadamente, com a sua inclusão na Rede Natura 2000 como Sítio de Importância Comunitária. Conscientes desta importância, os alunos de Engenharia do Ambiente calçaram as botas, reuniram o caderno de campo, a máquina fotográfica e outros instrumentos e percorreram troços do rio, registando todos os elementos necessários à aplicação da metodologia QBR.
O enfoque foi colocado no cálculo do Índice de Qualidade, mas também na identificação de linhas de ação. Desta forma, os futuros Engenheiros do Ambiente, adquiriram uma ferramenta que possibilita compreender as debilidades dos ecossistemas ribeirinhos e propor medidas para a sua requalificação.

Untitled Document