IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2012| Jovens Agricultores concluem formação especializada

Jovens Agricultores

Jovens Agricultores concluem formação especializada

O grupo de Jovens Agricultores com candidaturas aprovadas à Ação 1.1.3 «Instalação de Jovens Agricultores»” do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), concluiu recentemente a sua formação obrigatória através dos cursos existentes na Escola Superior Agrária, inseridos no âmbito da Ação 4.2.1 «Formação Especializada» do PRODER.

O coordenador executivo, Eng.º Bruno Leitão, acredita que existe esperança para a Agricultura no Alto Minho, tendo em consideração que o perfil do agricultor está a mudar. “A visão, destes jovens é diferente, procuram alternativas técnicas e novos mercados, trazem ideias de outras áreas, têm habilitações acima da média e querem agarrar a oportunidade”.

Cerca de 70% das inscrições são de jovens com habilitações superiores, muitos deles com ligação ao meio rural e com explorações agrícolas viáveis quer técnica quer economicamente. As áreas de produção são diversas, mas a viticultura e a fruticultura, em particular os pequenos frutos estão em destaque.

No presente e no futuro, a Escola Superior Agrária continuará a desenvolver projetos de proximidade com o tecido empresarial regional. A aposta consciente e determinada no setor primário é hoje muito diferente à que foi no passado, assim hajam empreendedores como estes jovens.

Publicado em 09.05.2012

Untitled Document