IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
Início| Notícias| 2011| Aplicações Biotecnológicas na Indústria Têxtil

Texteis

Workshop BIOEMPRENDE

Aplicações biotecnológicas na indústria têxtil”

Enquadramento/Contextualização
Actualmente, quer devido à pressão da legislação ambiental, quer devido à consciencialização dos consumidores, existe uma enorme necessidade para o desenvolvimento de processos industriais menos poluentes.

Neste contexto, a introdução de processos biotecnológicos, através da utilização de enzimas, na indústria têxtil tem sido impulsionadora da substituição dos processos convencionais. As razões devem-se ao facto de que os processos enzimáticos permitem poupanças significativas em água, químicos e energia, mas também porque permitem obter fibras processadas com menores danos do que as que são obtidas pelo tratamento químico convencional, aumentando a qualidade do produto final. Convém realçar, no entanto, que apesar de as enzimas serem agentes vantajosos para diversos processos industriais, o seu uso é normalmente dispendioso e requer um nível de conhecimento superior para garantir processos industriais eficazes.

Data(s) e Local de Realização
13 de Abril de 2011

Auditório Prof. Eugénio Castro Caldas
Escola Superior Agrária