IPVC | IPVC Multimédia | OTIC | ESA - IPVC Internacional
*
Início| Notícias| 2009| Primeiro Concurso de Leite-creme
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 
 

Leite Creme

Restaurantes de Ponte de Lima aderiram ao Primeiro Concurso de Leite-creme


Iniciativa decorreu no âmbito da 19ª Festa do Vinho e dos produtos regionais

No mínimo pode-se dizer que foi muito doce. Realizou-se, no âmbito da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, o primeiro Concurso de Leite-Creme, no qual estiveram a concurso dez receitas provenientes de outros tantos restaurantes que aderiram ao evento. O concurso teve como objectivo premiar a melhor receita de leite-creme, tendo sido valorizados os aspectos associados à receita tradicional do doce.
O concurso de leite-creme decorreu na Expolima e integraram o painel de provadores, docentes da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC), docentes da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL), um representante da comunicação social e um representante da Confraria do Sarrabulho à moda de Ponte e Lima. Saliente-se que os membros da ESA/IPVC que integraram este painel possuem uma vasta experiência em provas sensoriais, quer ao nível da definição do melhor perfil sensorial, quer ao nível de provas sensoriais no âmbito de concursos que visam a atribuição de prémios ao melhor produto.
Os três restaurantes premiados pelo júri foram “A Carvalheira” em primeiro, a “Cozinha Velha” em segundo e o “Solar do Taberneiro” em terceiro lugar.
A justificação para a realização do evento resulta do facto deste doce manjar da culinária estar intimamente relacionado com o Sarrabulho de Ponte de Lima, pois segundo Couto Viana “Sarrabulho sem remate de leite-creme é como mesa sem pão, que só no Inferno a dão!”. Contudo, não se trata de uma receita oriunda da Vila de Ponte de Lima. Admite-se que o aparecimento do leite-creme remonta ao século XVII, mas há ainda quem afirme que os Romanos não devem ser excluídos da origem desta iguaria. Existem três países que reclamam a sua origem: a França (Crème brulée), a Inglaterra (Cambridge Burnt Cream” ou “Trinity Cream) e também a vizinha Espanha (Crema Catalana).
Independentemente da origem, a verdade é que a receita original evoluiu e existem múltiplas formas de confeccionar o leite-creme sendo infindáveis as variedades encontradas. Umas, mantendo o padrão original do leite-creme, com o paladar a limão e pau de canela, sobressaindo aspectos como a suavidade e cremosidade aveludada do creme. Outras são já o resultado da inovação na gastronomia e da criatividade de quem confecciona o doce, onde se aliam ingredientes como o coco ralado e o vinho do porto, entre outros.
Trata-se de uma sobremesa mundialmente conhecida, com forte expressão no Minho e particularmente em Ponte de Lima, onde cada restaurante tem a sua forma de confeccionar e cada família guarda o segredo da receita.
A organização do concurso (ESA/IPVC e EPADRPL) agradece aos restaurantes participantes e considera ter sido uma experiência muito interessante que confirma uma vez mais a elevada diversidade de receitas de leite-creme. Melhorar alguns aspectos ao nível da organização do concurso e a participação dos restaurantes, são desde já desafios que esta organização pretende trabalhar para o próximo ano.

 

 
Menu Secundário
*  
 
Untitled Document
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.