cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS

Linha Separadora
img_exp_hino

Exposição "Hinoportuna"

A HINOPORTUNA é a Tuna Académica do lnstituto Politécnico de Viana do Castelo, foi fundada na primavera de 1993 como Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, registando participações em pequenas atuações.

No entanto, e com o aval do IPVC, a antiga tuna é reorganizada em 2000, sendo fundada a Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que desta forma pretendia abranger todas as escolas, possibilitando a admissão de todos os demais alunos.

Desde logo a Hinoportuna - Tuna Académica teve o intuito de fomentar, inspirar a tradição e espirito da vida académica, sublinhando os objetivos descritos nos seus estatutos de associação, tendo mesmo nesse ano gravado o primeiro CD, " PREFÁCIO " .

Devido a esse empenho na defesa das tradições académicas, é com orgulho que a Hinoportuna procura promover o seu instituto, a sua cidade Viana do Castelo, e assim como todo o Alto Minho. Foi homenageada pelo IPVC com o Prémio de Mérito Académico em 2001 e 2002, sendo a única associação académica a receber por duas vezes consecutivo tão prestigiado prémio.

Para além de atuar em festivais e encontros de tunas no Continente e ilhas, tendo já obtido várias vezes a melhor classificação, a Hinoportuna tem vindo a participar nos mais diversos eventos, tendo já levado a sua música a outros países da Europa como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Itália, Luxemburgo, e aos principados de Andorra e Mónaco.

A Hinoportuna - Tuna Académica é a promotora e organizadora do Lethes - Festival Internacional de Tunas Cidade de Viana do Castelo, que todos os anos se realiza, recebendo neste evento algumas das melhores tunas nacionais.

06-01-2021

Linha Separadora

* Notícias

UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About