> PROGRAMA DE MENTORIA INTERPARES IPVC < #aexperienciademuitosparaosucessodetodos Com uma maior acessibilidade ao ensino superior, celebra-se a sociedade do conhecimento mas também se levantam mais desafios às instituições, como a heterogeneidade da população estudantil, sendo principal, além da promoção de uma formação académica, científica e psicossocial relevante, a criação de dispositivos que favoreçam a integração e promovam a equidade e a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso para todos. A mentoria interpares tem sido uma solução implementada por muitas instituições de ensino, tanto em território nacional como europeu, procurando estimular o apoio aos novos alunos na sua integração e sucesso académico através de outros alunos em níveis mais avançados de formação, num processo relacional dinâmico e bidirecional, pois facilita o desenvolvimento dos mentorados mas também dos mentores, envolvidos numa intervenção de proximidade e solidariedade pela construção de relações e de redes de apoio. Neste sentido, também o IPVC valoriza e procura potenciar uma experiência positiva a todos os novos alunos e, para o ano letivo 2018/19, será implementada a primeira edição do nosso projeto de mentoria interpares, Mentoria IPVC, um dispositivo coordenado por uma equipa de orientadores, num processo colaborativo com a Federação Académica e Associações de Estudantes das Escolas, que assenta no apoio entre alunos (de alunos em níveis mais avançados de formação para os alunos que estão a chegar) para uma transição saudável para o ensino superior. Espera-se um importante contributo deste projeto de mentoria para a integração dos novos alunos desde a sua chegada ao IPVC, no momento da inscrição, assim como uma redução no abandono e insucesso académico, pela identificação de situações vulneráveis que possam beneficiar, rapidamente, de orientações a partir desta rede interna de apoio (pessoal, social e académico). Espera-se, ainda, além do desenvolvimento das potencialidades dos alunos e a promoção do seu sucesso/progresso académico, contribuir para promoção das suas competências relacionais e de resolução de problemas, assim como da responsabilidade, da participação e da autonomia, favorecendo uma maior consciência do novo papel de aluno do ensino superior e do seu envolvimento com a comunidade. |