cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
Início| Gabinete de Saúde| Realidades sobre o Tabaco
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 

  Cigarro
 

REALIDADES SOBRE O TABACO

Realidades sobre o Tabaco
 
Comemorou-se no passado dia 31 de Maio, o Dia Mundial sem Tabaco. Esta é uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo surgido com o propósito maior de sensibilizar as pessoas sobre os males causados pelo consumo de Tabaco.

O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.  Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões.

Em Portugal, o primeiro contacto com o cigarro acontece muito cedo, por volta dos 12-14 anos, sobretudo entre os estudantes do sexo masculino, situação preocupante do ponto de vista da saúde, uma vez que os primeiros cigarros fumados têm consequências negativas para a saúde. Em apenas sete escassos segundos a nicotina atinge o cérebro e estimula os neurónios, provocando vertigens, olhos a chorar, as mãos a tremer, tensão nos músculos, náuseas, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão arterial.

Se fumares…
Investigações demonstram que se fumares, mesmo que seja só um cigarro, podes desenvolver graves consequências tais como:
Cancro - O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro; 
Doenças cardíacas – o fumo é responsável por 25% das mortes;
Bronquite e Enfisema – O fumo é responsável por 85% das mortes;  
Acidente Vascular Cerebral – o fumo é responsável por 25% das mortes;

Se não fumares…
O teu paladar fica mais apurado
O teu corpo cheira bem
O teu hálito é mais fresco
A tua pele fica mais luminosa
A tua companhia é mais sedutora
Respiras melhor e tens menos tosse
Sentes-te melhor
Os teus dentes e dedos deixam de ter manchas amarelas

Se fumas e queres deixar de fumar…
Apesar dos efeitos do tabagismo na saúde e da divulgação que tem vindo a fazer-se ao longo dos anos, continuam a existir imensas pessoas a fumar em todo o mundo. Esta situação poderá dever-se à falta de informação, todavia a justificação principal está no facto da nicotina ter características aditivas, a que corresponde uma perda de controlo no consumo de tabaco e dificuldade na cessação de fumar. 

Todos somos diferentes e cada fumador encara e vive a cessação tabágica de forma diferente. No entanto, de uma forma geral, para desistir de fumar será necessário romper o "triângulo do fumador", isto é, controlar os 3 factores principais envolvidos no tabagismo: a dependência psicológica e fisiológica da nicotina; as influências psicossociais (lidar com o stress e a ansiedade, por exemplo); e o hábito.

  cessação do tabagismo exige a motivação e a identificação de uma oportunidade adequada, situação que nem sempre é fácil, mas que é possível.

Se sentes que não consegues, procura ajuda no teu médico, ele poderá ajudar-te neste percurso. A decisão é tua, mas

Aconselha-te.

Pela tua saúde. Pela saúde dos teus. NÃO FUMES!!!

 
MENU
* Apresentação  
* Serviços  
* Funcionamento  
* Eventos  
* Newsletter  
* Contactos  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.