cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 
Cartaz ECC 2014
Mostra do Projeto European Citizen Campus

Um total de 144 alunos europeus participou nos seis laboratórios do European Citizen Campus [ECC], iniciativa europeia que, em Portugal, teve o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] como entidade coordenadora.

Os alunos trabalharam e desenvolveram performances artísticas com artistas de renome internacional em áreas como dança, música, pintura ou fotografia, por exemplo.

No IPVC realizaram-se dois laboratórios dedicados ao tema “Liberdade”. O de fotografia com Paulo Catrica e o de Cerâmica com o artista plástico Mário Rocha. Durante uma semana os alunos, que estiveram em fotografia, tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos e de efetuar trabalho de campo em várias zonas da cidade. Os alunos de cerâmica tiveram contacto com o processo produtivo trabalhando diretamente com uma empresa do setor de cerâmica, sedeada na região, visitaram a exposição “Arte na Leira” para contactarem com trabalhos de artistas consagrados e desenvolveram as suas próprias peças de cerâmica nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana.

Os trabalhos são agora expostos numa exposição da Oficina Cultural, a inaugurar amanhã, 16 de outubro, às 21h30, integrando as exposições locais/regionais nos países envolvidos. Posteriormente os trabalhos serão apresentados numa exposição principal Europeia que será exibida na ocasião da conferência final em Bruxelas em 2015. No total, mais de 50 trabalhos artísticos estarão expostos.

A originalidade do ECC passa pela interpretação artística de temas da cidadania europeia, numa perspetiva dos alunos, de vários estabelecimentos de ensino superior, dos seis países participantes.

“Como vês as questões da cidadania europeia? Temos uma identidade e um conceito dessa cidadania? A visão dos alunos foi implementada com o uso da arte” observa Joel Pereira, responsável pela Promoção e Organização de Atividades Culturais da Oficina Cultural do Politécnico de Viana.

O núcleo do projeto visou a criação de uma mobilidade internacional de arte e um programa de intercâmbio a conceder a 144 estudantes europeus (24 dos quais portugueses) de diferentes áreas académicas e a oportunidade de trabalhar em estreita articulação com 12 artistas profissionais para a sua abordagem à cidadania europeia. O trabalho criativo foi realizado em oficinas transdisciplinares desenvolvidas em Instituições de ensino superior da Bélgica, França, Itália, Alemanha, Luxemburgo e Portugal.

“Cada oficina foi composta por quatro alunos de cada país consórcio liderados por dois artistas de renome internacional de dois géneros de arte diferentes. Os laboratórios foram dedicados a variações temáticas de cidadania, ou seja, de identidade, raízes, casa, liberdade, conflito e diálogo” sustentou ainda Joel Pereira do IPVC.

Em suma, o projeto visa destacar o papel fundamental do desenvolvimento de uma identidade europeia entre os jovens, promovendo projetos de arte dos alunos.

“O ECC pretende iniciar um processo criativo para uma visão diferente do conceito de cidadania europeia através do “olhar” de estudantes, com o propósito de estimular o debate sobre esta questão com um público mais amplo” explicou o responsável.

Cruciais para a divulgação dos resultados do projeto são as organizações de cúpula europeias "Conselho Europeu para Assuntos Estudantis", "European Student Union" e "Rede de Universidades das Capitais Europeias da Cultura", que são oficialmente as entidades de apoio ao projeto.

Tratou-se de uma formação financiada pela União Europeia.

A exposição é aberta ao público em geral, podendo ser visitada todos os dias, até às 22h00, incluindo aos fins de semana, e estará patente até 04 de janeiro ‘15.


 
MENU
* Oficina Cultural  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.