cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
Início| Notícias| 2016| Outubro de 2016
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 
Jornais
Linha Separadora
img_menu_vegetariano

Para assinalar Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, os Serviços de Acção Social do IPVC têm uma nova opção alimentar

As cantinas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a partir desta semana, passam a ter mais uma opção saudável, o prato vegetariano, para que a comunidade académica possa variar o “cardápio” alimentar. Trata-se de mais uma opção disponibilizada não só para os vegetarianos, mas também para todos quantos pretendam diversificar o seu regime alimentar optando por novos sabores, nutricionalmente equilibrados e criativos. O responsável pelos Serviços de Acção Social [SAS-IPVC], Diogo Moreira, garante que a qualidade da alimentação e a excelência dos serviços prestados nesta área são prioridades para os Serviços de Acção Social referindo, a título de exemplo neste caso, que antes da introdução da nova opção alimentar foi feita uma formação aos colaboradores. “A formação é uma das estratégias fundamentais para a prestação de um serviço de excelência pelos SAS-Alimentação”, sustenta revelando que a formação incidiu sobre a qualidade dos alimentos e a sua confeção de uma forma saudável. “Abordou-se teoricamente os princípios básicos da alimentação vegetariana e, na componente prática, experimentou-se a confeção de pratos de cozinha mais natural, com a substituição da proteína animal por fontes vegetais e o uso de produtos minimamente processados, baseada em padrões alimentares tradicionais”.

O responsável revelou que “os colaboradores exploraram, ainda, como temperar e cozinhar seitan, tofu e soja, assim como confecionar pratos equilibrados com leguminosas e variados hortícolas. Também se procurou enriquecer as preparações com o uso de cereais integrais, aumentando a proporção de fibra e outros nutrientes importantes numa dieta ajustada e salutar”. No final, certificou que, “as provas de sabor mostraram positivamente a relevância deste compromisso formativo e os benefícios na saúde e paladar de todos os utilizadores dos SAS-Alimentação do IPVC”.

Diogo Moreira reforça a importância da existência desta nova opção nas cantinas do IPVC com evidências científicas. “Nas últimas décadas, tem aumentado a evidência científica a favor do aumento da presença de produtos de origem vegetal na alimentação humana. As populações com consumos elevados ou exclusivos de produtos de origem vegetal parecem ter menor probabilidade de contraírem doenças crónicas, como doença cardiovascular, certos tipos de cancro, diabetes e obesidade”. Este responsável realça a importância de serem as instituições dar o exemplo e “com o aumento do número de pessoas que optam por uma alimentação rica em produtos de origem vegetal, os SAS-Alimentação do IPVC preparam-se, assim, para responder com excelência às novas exigências dos seus consumidores e começar o novo ano com saborosas e saudáveis alternativas”.

Qualidade garantida

Todos os procedimentos, quer na confeção dos alimentos, quer na sua distribuição, estão sujeitos a um exigente controlo de qualidade e segurança alimentar que garantem as boas condições dos mesmos, assim como a prestação de um bom atendimento. Os serviços de alimentação dos SAS-IPVC estão certificados segundo a norma ISO 9001.

Os SAS-IPVC têm ainda ao dispor de toda a comunidade o Serviço de Nutrição no Gabinete de Saúde do Politécnico de Viana.

17-10-2016

Linha Separadora
img_ali_refeicao_vegetariana

Agora, já podes decidir pelo prato vegetariano!

A partir do dia 17 de Outubro, já podes decidir pelo prato vegetariano nas cantinas do IPVC! A pensar em ti, o Serviço de Alimentação dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [SAS-IPVC] passa a disponibilizar, diariamente, ao almoço e ao jantar, uma opção vegetariana (saborosa e variada).

Esta decisão é pensada não apenas para os que assumem uma alimentação vegetariana como opção de vida mas também para todos os que tenham vontade de experimentar novos pratos, nutricionalmente equilibrados, criativos e deliciosos. A evidência empírica tem vindo a reforçar a importância das verduras e legumes na nossa alimentação, apontando que as populações com consumos elevados ou exclusivos de produtos de origem vegetal parecem ter menor probabilidade de contraírem doenças crónicas, como a diabetes e a obesidade.

Também podes saber mais sobre alimentação saudável no Serviço de Nutrição do Gabinete de Saúde.

Estás pronto para alinhar nesta experiência de sabores mais verdes?

MAIS SAUDÁVEL PARA TI,

MAIS SAUDÁVEL PARA O PLANETA!

13-10-2016

Linha Separadora
 
MENU
* Notícias  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.