Larga maioria dos alunos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o processo das Bolsas de Estudo O inquérito de avaliação de satisfação realizado sobre as Bolsas de Estudo revelou que, este ano, 71% dos alunos mostraram-se satisfeitos, muito satisfeitos ou consideraram, ainda, “excelente” com o processo de candidatura a bolsas de estudos nas suas várias vertentes. Também numa perspetiva geral o atendimento teve 79,37% de avaliações positivas e o processo de candidatura obteve 66,81 por cento. Relevante foi a avaliação positiva dada pelos alunos (68,95 por cento) quando questionados sobre a transparência e rigor na avaliação do processo. O inquérito questionou os alunos sobre: Simpatia e cordialidade no atendimento, clareza da informação prestada, horário de atendimento, organização do processo de candidatura, prazo da publicação de resultados, meios de apresentação e divulgação da candidatura, tempo de resposta às solicitações/ reclamações e fundamentos das respostas a estas. Os SAS-IPVC aproveitaram este inquérito para ouvir sugestões dos alunos, sendo que a mais referenciada foi a de implementar um processo mais rápido. Este ano tentou-se já dar resposta a esta questão, tendo os SAS-IPVC implementado medidas para tornar mais célere o processo. Teríamos inclusive terminado todas as análises no final de 2014 se não fosse a falha registada no servidor do Ministério que interrompeu o processo em todas as instituições do país. Pensando no bem-estar dos alunos, os SAS preparam já novas medidas para ajudar os alunos bolseiros no período em que aguardam os primeiros pagamentos da bolsa, algo que não depende diretamente dos SAS-IPVC, sendo esta uma questão nacional. No entanto, as medidas que estão a ser estudadas e que serão anunciadas este ano pretendem minimizar situações problemáticas para os alunos bolseiros da instituição. 19-01-2015 |