cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
Início| Notícias| 2015| Janeiro de 2015
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 
Jornais
Janeiro de 2015

Larga maioria dos alunos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o processo das Bolsas de Estudo

O inquérito de avaliação de satisfação realizado sobre as Bolsas de Estudo revelou que, este ano, 71% dos alunos mostraram-se satisfeitos, muito satisfeitos ou consideraram, ainda, “excelente” com o processo de candidatura a bolsas de estudos nas suas várias vertentes.

Também numa perspetiva geral o atendimento teve 79,37% de avaliações positivas e o processo de candidatura obteve 66,81 por cento.

Relevante foi a avaliação positiva dada pelos alunos (68,95 por cento) quando questionados sobre a transparência e rigor na avaliação do processo.

O inquérito questionou os alunos sobre: Simpatia e cordialidade no atendimento, clareza da informação prestada, horário de atendimento, organização do processo de candidatura, prazo da publicação de resultados, meios de apresentação e divulgação da candidatura, tempo de resposta às solicitações/ reclamações e fundamentos das respostas a estas.

Os SAS-IPVC aproveitaram este inquérito para ouvir sugestões dos alunos, sendo que a mais referenciada foi a de implementar um processo mais rápido. Este ano tentou-se já dar resposta a esta questão, tendo os SAS-IPVC implementado medidas para tornar mais célere o processo. Teríamos inclusive terminado todas as análises no final de 2014 se não fosse a falha registada no servidor do Ministério que interrompeu o processo em todas as instituições do país.

Pensando no bem-estar dos alunos, os SAS preparam já novas medidas para ajudar os alunos bolseiros no período em que aguardam os primeiros pagamentos da bolsa, algo que não depende diretamente dos SAS-IPVC, sendo esta uma questão nacional. No entanto, as medidas que estão a ser estudadas e que serão anunciadas este ano pretendem minimizar situações problemáticas para os alunos bolseiros da instituição.

19-01-2015


Análise de candidaturas a bolsas de estudo esteve parada devido a falha no servidor do Ministério

A análise das candidaturas a bolsas de estudo dos alunos do ensino superior, estiveram praticamente paradas, desde o passado dia 12 de Dezembro até ao final do ano, devido a um problema no servidor informático usado pelo Ministério da Educação e Ciência, que já foi referenciado por vários órgãos de comunicação social.

Neste sentido, o objetivo definido, pelos SAS-IPVC, de concluir toda a análise de processos até ao final de 2014, tornou-se uma meta impossível de alcançar. Os SAS-IPVC têm-se empenhado no processo de atribuição de bolsas tendo registado uma maior celeridade nos processos em relação aos anos anteriores. Até ao dia 12 de Dezembro estavam já analisados 78% dos processos.

Estes números colocaram o IPVC entre as instituições cujo processo de atribuição de bolsas estava mais avançado e quase concluído, havendo instituições com percentagens a rondar os 45 a 55 por cento.

Mesmo com a reentrada da plataforma ministerial em funcionamento, continuaram-se a registar alguns problemas técnicos, dos quais os SAS-IPVC são alheios, sendo que no entanto a instituição tem tomado medidas para terminar o mais rápido possível o resto do processo.

14-01-2015
              

 
MENU
* Notícias  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.