Cabeçalho | InternacionalInstituto Politécnico de Viana do Castelo | Multimédia
OTIC
 
Home > I&D e Inovação > Projectos IDT > VALIMAR DIGITAL
Projectos IDT
PROJECTOS DE FORMAÇÃO
PUBLICAÇÕES
parcerias
PROGRAMAS FINANCIADORES
Arquivo de Agenda
Arquivo de Notícias
backoffice
 
 
VALIMAR DIGITAL
VALIMAR DIGITAL

O projecto VALIMAR DIGITAL pode ser definido como um conjunto de sub-projectos, que se propôs a contribuir para a criação de uma Região Digital reforçando o envolvimento do tecido social, institucional e empresarial na Sociedade da Informação.

O conjunto dos sub-projectos do Valimar Digital, visava, em termos gerais:

  • Generalizar o uso das TIC no funcionamento interno da Administração Local e na interacção desta com os cidadãos;
  • Promover as TIC como instrumento pedagógico ao serviço do desenvolvimento das crianças das Escolas;
  • Colocar as TIC ao serviço da generalização do saber, fomentando sinergias entre bibliotecas e arquivos;
  • Generalizar o uso das TIC no funcionamento das  instituições de ensino superior e na relação que estas mantêm com os alunos, empresas e sociedade em geral;
  • Promover as TIC ao serviço da empresa flexível e competitiva, da comunidade urbana da Valimar;
  • Aplicar as TIC no apoio aos cidadãos com deficiência mental da comunidade urbana do Lima, proporcionando o acesso facilitado a informação de interesse e a formação, a todos os interessados (pessoa com deficiência, famílias, técnicos de reabilitação,...);
  • Promover o uso das TIC no acesso à cultura e lazer.

 

O projecto Valimar Digital procurou assim ser um meio para o aumento da eficiência na interacção entre os vários níveis da administração pública, as populações e os agentes económicos, proporcionando assim a democratização do acesso às TIC, o combate à info-exclusão e, por conseguinte, a integração da Região na Sociedade da Informação.

Este projecto estava dividido em 5 subprojectos, a saber: Gestão, Plataforma Tecnológica, Intranet, Portal e Sensibilização e Mobilização. No entanto, e do ponto de vista da execução física, importa efectuar uma análise que embora não corresponda exactamente aos subprojectos enunciados anteriormente permita obter uma visão alargada de todo o projecto. Assim, é fundamental descrever as seguintes áreas de intervenção:

Portal Regional
– plataforma de apresentação e conhecimento da Região Valimar a nível nacional e internacional.

Redes Camarárias
– dividiu-se em 3 grandes vertentes: Salas Técnicas, Interligações de Edifícios e Equipamentos Activos e consistiu na criação de uma infra-estrutura de rede óptica.Plataforma

Tecnológica
– esta actividade constituída por 4 grandes vertentes – Segurança, Switching/Networking, Infra-estrutura e Virtualização visava a criação da infra-estrutura de datacenter, sobre a qual vai assentar todo o projecto Valimar Digital.

Intranet Autárquica
– composto por 3 grandes vertentes Kits Datacenter, Filtros Centrais e Desktops, Portáteis e Terminais, é ainda constituído por 2 acções migração do parque informático e dos serviços de e-mail. Este sub-projecto consistiu na criação da infra-estrutura base de TI (Tecnologias de informação) sobre a qual vai assentar todo o projecto Valimar Digital, na vertente autárquica.

Serviços on-line
– constituído por três grandes vertentes sistemas de base de dados relacionais, plataformas de fluxo de informação e serviços digitais e sistemas de informação geográficos (SIG), é ainda constituído por três acções, instalação de migração das base de dados, implementação das plataformas de serviços e instalação dos sistemas de informação geográficos municipais.

As acções seguem a ordem das vertentes, ou seja, depois de toda a infra-estrutura tecnológica instalada e operacional foram implementados os seguintes elementos:

  • Sistema de Gestão de Base de Dados
  • Plataforma de Fluxos de Informação
  • SIG’S

Pontos Wi-fi – dividia-se em três grandes vertentes: Suporte Físico, Instalação dos Equipamentos e Configuração das Antenas. Este sub-projecto consistiu na criação de uma rede sem fios (Wi-Fi), de forma a cobrir determinadas áreas estratégicas em cada município. Irá permitir o acesso à Internet nas áreas em questão.

 

  Cidade e Regiões Digitais Pos Conhecimento UE  
 
Projectos Projectos | Mais Projectos | Real GE2C'S Proyecto VT | eca.it | ESOL | Bioemprende
LABORATÓRIOS
UIDM
UMA
 
 Agência de InovaçãoPOS ConhecimentoUnião EuropeiaSímbolo de Acessibilidade à Web
 
*
*
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.