Cabeçalho | InternacionalInstituto Politécnico de Viana do Castelo | Multimédia
OTIC
 
Projectos IDT
PROJECTOS DE FORMAÇÃO
PUBLICAÇÕES
parcerias
PROGRAMAS FINANCIADORES
Arquivo de Agenda
Arquivo de Notícias
backoffice
 
 
ETP Food 4 Life
TRACKfast

“A indústria alimentar e de bebidas é o maior sector de fabricação na União Europeia composto essencialmente por PME e microempresas, as quais representam 99,1% do sector. A indústria alimentar europeia encontra-se na parte inferior do ranking europeu no que diz respeito à performance da inovação e tem vindo a perder a sua relativa importância no mercado alimentar global. Esta situação foi a principal razão para o início do ETP Food4 Life, que procura estimular e sustentar a inovação na cadeia agro-alimentar. O projecto TRACK_FAST surge de todos os pontos geográficos da Europa e tem como principal a identificação de requisitos de formação e carreiras para os cientistas e técnicos alimentares do futuro e a implementação de uma estratégia Europeia para o recrutamento da próxima geração de lideres nesta área.

Este projecto atingirá estes objectivos através da consecução das seguintes tarefas: identificação e definição dos requisitos de capacidades pessoais nos empregos do mercado alimentar; desenvolvimentos a regulamentação das profissões da ciência e tecnologia alimentar na Europa; estabelecimento de uma rede de formação profissional contínua e de desenvolvimento das carreiras dos profissionais da área; motivação da população jovem para entrar e seguir uma carreira na ciência e tecnologia alimentar na Europa.

O projecto irá assim coordenar um programa de informação e de troca de experiências, debates entre empregadores e empregados e com os responsáveis por fornecerem formação académica ou outra fornecedora de consciência e experiência para as actividades de desenvolvimento das carreiras.

Com o desenvolvimento deste projecto os estudantes jovens serão motivados para a procura de uma carreira na área alimentar, através da promoção de uma nova geração de cientistas e técnicos alimentares mais capaz, flexível e entusiasta.

Será disponibilizado um fórum onde todos os interessados poderão ver observadas todas as suas necessidades. Este projecto irá também focar-se nos factores chave para identificar as necessidades de trabalhos futuros, bem como, o desenvolvimento de medidas efectivas e especificas que favoreçam a mudança. O consórcio e o plano de trabalho estão ligados através de um compromisso forte que contribua para um sector alimentar e de bebidas mais inovador e competitivo que será a chave para a criação de emprego, uma competição global e benefícios sociais na Europa.”

Coordenação: Prof. Doutora Manuela Vaz Velho [ESTG-IPVC]
Equipa Técnica: Prof. Doutora Rita Pinheiro [ESTG-IPVC]

 
Projectos Projectos | Mais Projectos | Real GE2C'S Proyecto VT | eca.it | ESOL | Bioemprende
LABORATÓRIOS
UIDM
UMA
 
 Agência de InovaçãoPOS ConhecimentoUnião EuropeiaSímbolo de Acessibilidade à Web
 
*
*
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.