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Designação do projeto | Peneda-Gerês CompetiTUR - Competitividade das PME do turismo na Peneda-Gerês

Código do projeto | NORTE-02-0853-FEDER-000029

Objetivo principal | i) Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas do setor do turismo de natureza, na região da Peneda-Gerês; ii) Aumentar a visibilidade internacional do turismo do território do PNPG, que apresenta como o mais recente atributo ser RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA; iii) Preparar as empresas para a internacionalização.

Região de intervenção | Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)

Entidade beneficiária principal | ADERE Peneda-Gerês

Entidades cobeneficiárias | Incubo - Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Data de início | 01-09-2016

Data de conclusão | 31-08-2018

Custo total elegível do Projeto | 546 675,21 €

Custo total elegível do IPVC | 81 809,37 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 464 673,93 €

 

Objetivos:

Entre os objetivos específicos do Projeto encontram-se: (i) Sensibilização coletiva das empresas do setor do turismo para os fatores críticos da competitividade; (ii) Dotar as empresas de meios (ferramentas, metodologias e informação específica) adequados para o reforço da sua performance nos domínios da qualificação, inovação, eficiência e sustentabilidade, certificação, diferenciação e especialização inteligente; (iii) Facilitar a implementação de processos de cooperação e competição, numa lógica de criação de Rede de Valor; (iv) Apoiar as PME na montagem e inovação de serviços e produtos turísticos integrados (pacotes turísticos – rede de valor); (v) Incentivar a implementação de processos de certificação e de boas a nível da responsabilidade ambiental, social e económica; (vi) Criação de uma rede de cooperação do setor. Reforçar a relação de confiança entre as diferentes empresas do setor (com base num sistema normalização de qualidade), de modo a facilitar a construção de parcerias comerciais; (vii) Aumentar a visibilidade internacional do turismo do território do PNPG, através da centralização da oferta turística; (viii) Preparar as PME para um futuro processo de internacionalização.

 

Atividades:

Para atingir estes objetivos foi identificada uma série de ações/eixos e que incluem:

  • Sensibilizar e envolver – Desenvolvimento das sessões iniciais de apresentação do projeto e implementação de um fórum de participação das empresas e agentes turísticos do território.
  • Capacitação, coopetição, organização e competitividade – Compreende o desenvolvimento de um diagnóstico de competências nas empresas do setor do turismo e a implementação de iniciativas que potenciem o incremento de competências-chave identificadas como falhas na oferta turística da região.
  • Ação piloto: Matriz dos referenciais dos sistemas de cerificação para empresas e profissionais do turismo de natureza/ turismo ativo/ turismo de ar livre.
  • Ação piloto: Matriz de referenciais de sistemas de certificação para empresas do alojamento, da restauração e de outros serviços complementares do turismo de natureza.
  • Divulgação dos resultados e Disseminação - Criação do portal web para informação e divulgação do projeto, que funcione simultaneamente como plataforma de trabalho entre os parceiros, colaboradores e destinatários do projeto. Contempla-se ainda: i) Seminário final de apresentação dos resultados do projeto; ii) dinamização de 6 sessões de disseminação do projeto, a realizar em território de baixa densidade pertencente a 6 CIM's da região Norte.

 

Resultados esperados:

De forma genérica, os resultados esperados com este Projeto são:

  • 1 Grupo local de cooperação empresarial.
  • 1 Diagnóstico de competências das empresas e 1 mapa de competências-chave.
  • 1 Dossier de informação para as empresas.
  • 1 Estudo de Benchmarkting.
  • 21 Dias de workshops temáticos.
  • 7 Temáticas a ser trabalhadas em workshops;
  • 5 Dias de workshops realizados na aplicação de dinâmicas de coopetição empresarial.
  • 50 empresas representadas nos workshops.
  • 1 Visita de grupo a uma Boa Prática internacional.
  • 1 Referencial de Certificação para Empresas de Animação Turística e seus colaboradores.
  • 20 Empresas de Animação Turística envolvidas, 30% das quais com processos de certificação ou boas práticos iniciados.
  • 1 Plataforma que inclui Website promocional, gestão de Clientes, gestão eletrónica de reservas e pagamentos; 3 Bases de dados; 6 Banners de divulgação;
  • Publicidade em 6 Diretórios ou Motores de Busca.
  • 15 Campanhas promocionais / Serviços de e-Markting.
  • 450 Fotografias em estúdio.
  • 50 empresas de turismo rural e turismo de natureza inscritas na plataforma.
  • 4 tipologias de produtos disponíveis para compra na plataforma (alojamento, animação, restauração e produtos locais).
  • 40.000 visitantes da plataforma criada.

Fotos, vídeos e outros suportes audiovisuais
n.a.

 

 
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