Projeto de I&D desenvolvido na ESTG-IPVC em destaque na revista Exame Informática
A edição de dezembro de 2019 da revista Exame Informática, abre a secção de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com a reportagem “No encalço do Radão”, a qual aborda o piloto tecnológico desenvolvido na ESTG-IPVC, no âmbito do projeto RnMonitor, atualmente instalado e em demonstração num conjunto de edifícios do município de Viana do Castelo.
Recorde-se que o referido piloto tecnológico, consiste numa sonda multi-parâmetro desenvolvida no âmbito do conceito da Internet das Coisas (IoT) em parceria com o Instituto de Telecomunicações, e numa plataforma web que permite a monitorização online da qualidade do ar interior em edifícios públicos. O principal objetivo do piloto em demonstração, consiste na mitigação do risco associado à exposição humana ao gás radão, um gás radioativo considerado pela Organização Mundial de Saúde como o segundo fator de risco de cancro de pulmão, logo a seguir ao fumo do tabaco.
Para além da edição mensal em papel, a reportagem também está disponível no formato digital na edição semanal da referida revista, bem como no formato vídeo, tendo sido transmitida em sinal aberto pela SIC Notícias, no passado dia 1 de dezembro.
Em modo de balanço, e dado que o referido projeto se encontra na sua fase final de execução, destacam-se alguns dos seus principais indicadores de realização, nomeadamente: 4 teses (1 doutoramento e 3 de mestrado), 19 publicações científicas, 17 comunicações orais em congressos, seminários e workshops, 5 comunicações em poster, 3 demonstradores tecnológicos e 42 referências nos meios de comunicação nacionais.
Adicionalmente, o projeto pretende dar resposta a desafios societais específicos, relacionados com a consciencialização da população e das autoridades locais para os riscos de exposição ao radão, e o seu impacto na saúde pública. Para tal, foram organizadas 6 sessões de esclarecimento, com vista à formação da comunidade local para questões relacionadas com a mitigação do risco de exposição ao gás radão.
O projeto RnMonitor é liderado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em parceria com o Instituto de Telecomunicações, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, as empresas BMViV e Digiheart, e os municípios de Viana do Castelo e Barcelos.
Publicado em 17.12.209
António Curado(ESTG-IPVC), Ricardo Carvalhido (CMVC) e Sérgio Lopes (ESTG-IPVC)