IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Vara Festiva assinala marco histórico IPVC

Vara Festiva

“VARA FESTIVA” ASSINALA MARCO HISTÓRICO DO POLITÉCNICO DE VIANA

Um quarto de século com toda uma História que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] celebra este ano não foi indiferente aos alunos da Licenciatura em Design de Ambientes que pretenderam homenagear a sua instituição com uma actividade muito especial, organizando uma “Vara Festiva”, numa intervenção projectual do curso.

Segundo José da Cruz Lopes, Coordenador da Licenciatura, trata-se de “uma tradição ancestral europeia, de raiz pagã, associada ao solstício de Verão, que é geradora de energia e força da natureza e daí a uma fertilidade masculina. É a festa do levantamento do pau que ainda hoje persiste, por exemplo em Fonte Arcada, Penafiel”, explica.

“Diz-se que esta tradição gerou a Dança das Fitas, constituída por uma vara ou pau central de onde se (des)prendiam coloridas fitas e sobre a qual se executavam danças populares coreografadas; cada dançante agarrava uma fita e orbitava em seu redor, zigue-zagueando até trançar essa(s) fita(s), para, depois realizar o movimento contrário e destrançar essas mesmas fitas”, descreveu ainda.

É assim a conhecida “dança das fitas”, que Cruz Lopes refere conhecer aquando da sua actividade formativa realizada na Escola Secundária de Arcozelo (Barcelos), pelo grupo folclórico de Gemeses (Esposende), em 1983. “Foi esta experiência pessoal que constituiu inspiração e ideia para esta composição e intervenção projectual comemorativa dos vinte e cinco anos da nossa “casa-oficina””, confidencia visivelmente emocionado o Docente.

“Ora como o Instituto Politécnico é expressão masculina”, prossegue o Coordenador, “também é coerente conferir-lhe os desejos de força e virilidade para que o seu futuro seja, pelo menos, a dobrar, e assim alcançar novos êxitos dentro de mais de 25 anos. Mas a Escola é expressão feminina e esta está aqui bem representada e é com esta dual diversidade que se constrói futuro de vida para as pessoas e as suas organizações”, afirma com convicção.

Pensando já no próximo futuro, José da Cruz Lopes revela o propósito implícito à actividade, sublinhando que “a nossa mensagem é que, hoje, os nossos alunos, nos próximos anos, gerem projecto consubstanciado numa nova geração de seres - os seus filhos - para que esses lhes sucedam e que este desígnio seja naturalmente cumprido”, sublinha.

A obra teve o objectivo comemorativo dos vinte e cinco anos não só da instituição “mãe”, o IPVC, mas também da Escola Superior de Tecnologia e Gestão onde é ministrada a Licenciatura, e foi organizada pela coordenação de curso de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], no passado dia 21 de Junho, tendo merecido o genuíno aplauso de toda a Comunidade Académica, que assistiu à cerimónia com efusivo entusiasmo.

Publicado em 29.06.2011

Fotos
Vara Festiva 01 Vara Festiva 02 Vara Festiva 03 Vara Festiva 04 Vara Festiva 05 Vara Festiva 06 Vara Festiva 07 Vara Festiva 08

Instituto Nacional de Estatística