IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Jornadas de Computação Gráfica foram um sucesso!

Jornadas Computação Gráfica

JORNADAS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E MULTIMÉDIA NO POLITÉCNICO DE VIANA MARCADAS PELO SUCESSO

Certame ultrapassou expectativas, com mais de um milhar e meio de visitantes

Com o objectivo de aproximar o meio académico ao meio empresarial, as “Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia [JCGM]” já na sua IX edição constituem um evento que se insurge na área já como uma referência. Esta semana o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] esteve ao rubro com esta iniciativa que contou com mais de 1500 visitantes, tendo ultrapassado todas as expectativas da Organização, já que foram registados 700 visitantes externos inscritos. Refira-se ainda que se realizaram 16 Workshops com uma adesão global superior aos 600 participantes.

A acompanhar todos estes valores, de salientar ainda que, dos eventos culturais realizados durante as Jornadas, a Exposição de trabalhos dos alunos foi visitada por cerca de 1500 pessoas em três dias, e a sessão cultural, cinema de animação Premiados CINANIMA 2010, contou com a presença de 80 participantes.

A nível da Web, os resultados não foram menos positivos já que o site das Jornadas contou com 2000 visitantes únicos nos últimos dez dias, tendo sido registadas ainda 5000 visualizações de páginas, também nos últimos dez dias. O Web Streaming teve uma média de 25 clientes simultâneos, com picos de 40 clientes simultâneos.

Segundo Pedro Faria, membro da Organização das Jornadas “um dos principais objectivos deste certame é dar a conhecer a toda a comunidade projectos e tecnologias inovadoras e emergentes na área da Computação Gráfica e Multimédia, bem como a oferta formativa e projectos do IPVC nesta área. Este objectivo concretiza-se num programa rico e intenso que inclui palestras proferidas por empresas/oradores convidados, debates, workshops, exposição, eventos culturais e lúdicos”, explicou o Docente a propósito das Jornadas. Recorde-se que no programa de palestras das IX JCGM estiveram presentes empresas nas áreas do desenvolvimento de aplicações Web, Computação Móvel e Redes Sociais, Marketing Interactivo, Multimédia, Efeitos Visuais e Produção Audiovisual.

Sobre o crescente êxito que está a aumentar de forma tão surpreendente de edição para edição, Pedro Moreira, Coordenador da Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia do Politécnico de Viana e membro da organização, conclui que “o que está a acontecer, constitui uma prova viva de que estas Jornadas tomaram lugar de destaque na sociedade, evoluíram e mereceram a confiança de todos os nossos interlocutores, pela sua qualidade científica, rigor e interesse das diferentes abordagens temáticas.”

De acordo com Pedro Moreira, “a notoriedade deste evento é o resultado de um empenho assertivo, de um trabalho eficaz do corpo docente e dos alunos envolvidos na organização, quer da Licenciatura, quer do CET em Desenvolvimento de Produtos Multimédia”. Nesta edição foi também destacado ”o papel do Núcleo de Computação Gráfica e Multimédia na organização”. São essas sinergias, que em futuras edições “queremos continuar a explorar, para continuarmos este trabalho de inovar e consequentemente surpreender tudo e todos” assinala ainda Pedro Moreira.

Publicado em 22.03.2011

Fotos
Jornadas de Computação Gráfica foram um sucesso! 01 Jornadas de Computação Gráfica foram um sucesso! 02 Jornadas de Computação Gráfica foram um sucesso! 03 Jornadas de Computação Gráfica foram um sucesso! 04

Instituto Nacional de Estatística