IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Docente ESTG/IPVC em Edição Internacional

Investigação de Docente IPVC em Edição Internacional

INVESTIGAÇÃO DE DOCENTE DO POLITÉCNICO DE VIANA EM EDIÇÃO INTERNACIONAL

Tese de Doutoramento versa sobre a área da gestão e acaba de ser alvo de publicação por editora internacional

Lígia Sousa é Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTGIPVC] e lecciona disciplinas no âmbito da Psicossociologia das Organizações e da Gestão dos Recursos Humanos.

Licenciada e Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, concluiu o seu percurso académico com um doutoramento em Gestão na Bournemouth University, do Reino Unido. No seu currículo profissional inscrevem-se, para além da prática docente, acções de consultoria em várias empresas de relevo nacional. “Comportamento Organizacional”, “Novas Tecnologias e Educação” e “Novos desafios da Gestão de Recursos Humanos” são algumas das áreas de interesse em investigação da autora.

Sob o título “Undergraduate representations of management - Possibilities of critical management education: the case of Portuguese management education”, a sua tese acaba de ser publicada pela LAP – Lambert ACademic Publishing – uma editora americana, com filiais no Reino Unido e Alemanha, e que distribuí em todo o mundo, através das livrarias de referência de todos os países.

Questionada sobre os pontos de partida da sua tese, Lígia Sousa revela que questões como “Como os estudantes de gestão entendem a gestão?” ou “Como é que os cursos de Gestão reformam ou transformam as suas percepções nesta área?” foram o mote, e através da sua vasta experiência como professora de Gestão, estas foram as questões que se colocou, muitas vezes, a si própria, entre muitas outras que deram origem, mais tarde, ao seu estudo. “O que um gestor é, de facto, ou o que deve fazer para aperfeiçoar o papel da gestão, entre outras reflexões, foram essencialmente os tópicos que me levaram a desenvolver este trabalho científico no âmbito da minha tese” revela.

“O livro explora as mensagens de socialização que nós transmitimos ou devemos transmitir aos alunos, enquanto professores de Gestão, porque o seu ensino torna mais ou menos explícito promessas acerca do acto de “gerir” e essas promessas estão presentes na experiência educacional que nós esperamos fornecer aos alunos” explica ainda Lígia Sousa.

Questões e problemas que acompanharam a sua prática diária, transportaram-na para uma “atitude de uma mais profunda curiosidade e de uma investigação que resultou neste livro”, concluiu a propósito ainda do seu trabalho a Docente do Politécnico de Viana do Castelo.

Publicado em 27.01.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About