IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
Início| Notícias Arquivo| 2011| Design do IPVC inspira Living Art

Design do IPVC inspira Living Art

DESIGN DO POLITÉCNICO DE VIANA INSPIRA LIVING ART

Iniciativa decorre em mais uma feira nacional, o espaço Interdecoração, que arranca hoje, na Export Home
“Ambientes criativos do Desenho Urbano”, “BioAge”, “Greenlight”, “Do Design Gráfico ao Design Industrial” constituem alguns dos temas e projectos do IPVC em destaque no certame

As Licenciaturas em Design de Ambientes e em Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] foram convidadas a marcar presença com os seus “Novos Talentos” no espaço Living Art, nesta Feira Nacional, incluindo na promoção de actividades paralelas em destaque na EXPORT HOME 2011, como a realização de workshops subordinados aos temas “Formação, design e empreendedorismo”.

“A aposta no design apresenta-se como um factor fundamental para o incremento das exportações do mobiliário português. O design e a internacionalização são indissociáveis e vitais para o negócio de muitas empresas. Abundam os exemplos, na edição da EXPORT HOME 2011, de empresas referência a estes níveis. Isto numa altura em que o Governo português definiu como prioridade do País o incremento das exportações” explica fonte da Organização a propósito deste certame com relevo nacional.

A EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, a acontecer na EXPONOR, arranca hoje, 23 de Fevereiro e estará aberta até 27 de Fevereiro “tem, ao longo das várias edições, acolhido e incentivado vários eventos que têm o design como dínamo, contribuindo para dar ainda mais visibilidade à indústria nacional de mobiliário. Este ano não é excepção”, explica ainda a Organização.

Para além dos Workshops, consta ainda da programação do certame, “a realização do espaço Living Art, uma porta aberta aos jovens criadores que se apresentam pela primeira vez ao mercado profissional; o regresso do Evento de Design, que nesta décima edição exibe uma mostra de design e a atribuição do Prémio Design EXPORT HOME”, avançou ainda a Organização.

A participação nesta feira resulta em dois momentos: a presença em workshops e a presença com uma exposição de trabalhos dos alunos de design.

“A exposição está formatada com a apresentação de protótipos de cadeiras desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Introdução ao Projecto do 1º ano. Complementarmente estarão também apresentados em formato digital, vários trabalhos realizados no âmbito de Unidades Curriculares afectas ao curso e onde será possível atestar sobre os processos de trabalho, bem como a verificação de resultados intermédios e finais dos inerentes aos exercícios realizados” esclareceu Luís Mota, Docente da Licenciatura de Design do Produto do IPVC.

Estes trabalhos foram desenvolvidos no domínio de diversas disciplinas e em vários anos do mesmo curso.

“Ambientes criativos do Desenho Urbano”, com a intervenção do curso de Design de Ambientes (2º ano) do IPVC; “Projecto BioAge” , protagonizado pelo curso de Design de Ambientes (3º ano); “Projecto Greenlight”, pelo Mestrado em Design Integrado do IPVC e “Do Design Gráfico ao Design Industrial”, que conta com a intervenção de um ex-estudante do IPVC, do curso de Design do Produto, sobre o seu percurso profissional, são alguns dos temas dos diferentes Workshops que decorrem hoje quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 14h30.

A equipa do Politécnico de Viana que está a participar nesta mostra é constituída pelos Docentes Ana Curralo, de Design de Ambientes, Pedro Vasconcelos, do Mestrado em Design Integrado, e ainda Luís Azevedo, Luís Mota, João Martins e Antonieta Morais, da Licenciatura em Design do produto, e como não poderia deixar de ser, a Oficina Cultural e o Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico.

Publicado em 23.02.2011

Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About