IPVC | Multimédia OTIC | ESS - IPVC Internacional
Início | Histórico Notícias | 2012 | Workshop “Suporte Básico de Vida

“Suporte Básico de Vida

MOSTRA IPVC: ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE PROMOVE WORKSHOP "SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)"

>>> Tendo como formadores enfermeiros do I Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, a ação formativa decorrerá no âmbito da 1ª edição da “Mostra IPVC”, um mega evento realizado à escala regional pelo Politécnico de Viana do Castelo. A participação é gratuita!

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a região do Alto Minho estará de olhos voltados para a “Mostra IPVC”, um evento que pretende proporcionar a melhor informação sobre toda a oferta formativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], num formato de descoberta e muita interatividade a todos os seus visitantes. No âmbito desta iniciativa, decorrerá no dia 17 de maio, das 14h00 às 17h30, o workshop “Suporte Básico de Vida (SBV)”, uma ação que pretende preparar o cidadão comum na abordagem à vítima que se encontra em situação de paragem cardiorrespiratória. A participação é gratuita, sendo obrigatória a inscrição on-line antecipada até ao dia 16 de maio.

Tendo como público-alvo estudantes e participantes da Mostra, bem como a população em geral, esta formação é mais uma iniciativa da Escola Superior de Saúde [ESS] do IPVC. Segundo a coordenação do workshop, “esta ação formativa permitirá ao ‘first responder’ (1ª testemunha) avaliar a vítima corretamente, efetuar um pedido de ajuda atempado e eficaz e realizar manobras de suporte básico de vida (como compressões torácicas e ventilações), até à chegada das equipas de emergência”, adianta Clementina Sousa, docente na ESS-IPVC e coordenadora da ação formativa.

Ainda de acordo com a organização do certame, “os participantes desta formação deverão vestir roupa confortável, de modo a facilitar o treino simulado de manobras de suporte básico de vida no decorrer da ação, garantido, deste modo, uma melhor aprendizagem”. Os interessados em ingressar neste workshop deverão preencher a Ficha de Inscrição, a ser entregue nas instalações da ESS-IPVC ou enviada para o e-mail goretitraila@ess.ipvc.pt. Após a receção da inscrição, o formando receberá de imediato o Manual de SBV (CPR), em versão digital, via e-mail, devendo ser estudado preparatoriamente para o workshop.

A primeira edição da “Mostra IPVC” integra-se na programação das comemorações do 26º aniversário do Politécnico de Viana, que se celebra a 15 de maio, com a tradicional Sessão Solene do Dia do IPVC. A Mostra, de acesso gratuito a todos os interessados, poderá ser visitada entre as 10h00 e as 22h00, dos seus dois dias de realização.

Publicado 08.05.2012