IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2008| Festival de tunas esgota Teatro Sá de Miranda
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Festival de Tunas VIII

Festival de Tunas esgotou Sá de Miranda

Após mais uma edição do LETHES realizada está a palavra que melhor pode adjectivar este festival de Tunas Cidade Viana do Castelo: ÊXITO.

A Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], responsável pela organização deste festival, conseguiu pelo oitavo ano consecutivo esgotar o Teatro Municipal Sá de Miranda, que no dia anterior já não tinha bilhetes disponíveis.

Foi um fim-de-semana onde cerca de 300 capas negras "esvoaçaram" pelas ruas da Princesa do Lima, demonstrando o verdadeiro espírito tunante que faz com que o LETHES seja considerado um dos melhores festivais nacionais e um motivo de orgulho para a sua cidade e para o seu Instituto Politécnico.

Por volta das 22h00, com a sala cheia e um ambiente agitado, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo abriu o festival com temas como a “Balada das 7 saias”, “Esperança” e “A minha terra é Viana.” Apesar de actuar extra-concurso, esta tuna, constituída por antigos universitários, ajudou a abrilhantar o espectáculo.

Seguiu-se, então, a Castra Leuca, Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco, aquela que veio a ganhar o prémio de Tuna Mais Tuna. Criada no ano passado, a Castra Leuca apresentou ao público temas do cancioneiro albicastrense, acompanhadas pelas sempre presentes guitarras clássicas portuguesas, assim como bombos e a gaita-de-foles.

Sempre com a imagem de Santa Luzia projectada no pano de fundo, actuou a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto. Apesar de não ter recebido nenhum prémio, agradeceu a hospitalidade da cidade. Temas de Pedro Ayres Magalhães e Luís Represas foram alguns dos escolhidos para trazer até Viana, surpreendendo no final da actuação a Hinoportuna quando apareceram com um gigantone trajado e com emblema da tuna organizadora do festival.

A animar o público, antes do intervalo, esteve a Tuna Templária de Tomar, que se destacou pelas pandeiretas. Ao som do tema “Amizade”, seis templários exibiram a sua arte de manusear a pandeireta, sempre de modo coordenado e dinâmico. A tuna, que também conseguiu ser distinguida pelo seu solista, trouxe consigo o “charlatão”, figura que cativou a assistência pela sua figura cómica e pela distribuição de flores que fez furor pela ala feminina.

Após o intervalo, subiu ao palco o grupo de fados “Viana canta Coimbra” que juntamente com elementos da Hinoportuna – Tuna Académica e da Tuna de Veteranos de Viana cantaram o tema “ Balada da despedida” do 5º ano jurídico de 88/89 da Universidade de Coimbra.

De seguida, actuou a Magna Tuna Cartola de Aveiro, que recriou uma sala de estar no seu primeiro tema, onde os instrumentos musicais se misturaram com o som de objectos mais alternativos como o de garrafas de cerveja e o da água que cai de uma esfregona a ser espremida. A presença do saxofone e os jogos malabaristas das cartolas marcaram a actuação que veio a ser a vencedora.

Por último, mas arrecadando dois prémios, actuou a Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, fechando o concurso. A Azeituna é a única tuna totalista deste festival, tendo marcado presença oito anos consecutivos em Viana do Castelo. No entanto, apresentaraou três temas novos e tal aposta acabou por colher frutos, pois o novo tema “Percursos” foi considerado o melhor instrumental. Para além desta distinção, os Azeitunos foram também considerados a segunda melhor tuna.

O Festival terminou com a actuação da tuna organizadora do festival, Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC, e com a atribuição dos prémios em louça vianense aos vencedores:

Prémio Actividade: Magna Tuna Cartola de Aveiro

Melhor Bandeira: Magna Tuna Cartola de Aveiro

Melhor Pandeireta: Tuna Templária de Tomar

Melhor Solista: Tuna Templária de Tomar

Melhor Instrumental: Azeituna – Tuna de Ciências da UM

Tuna Mais Tuna: Castra Leuca – Tuna Masculina IPCB

2ª Melhor Tuna: Azeituna – Tuna de Ciências da UM

Melhor Tuna: Magna Tuna Cartola de Aveiro

A festa continuou noite fora pela ruas da cidade e terminou em verdadeiro convívio durante a tarde de Domingo, no Centro Académico do IPVC, onde a Hinoportuna ofereceu um churrasco de despedida a todos os participantes.

Ficou também prometido a realização do IX LETHES – Festival de Tunas Cidade Viana do Castelo, em 2009.

Um agradecimento muito especial ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, aos Serviços de Acção Social do IPVC, à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, à Escola Superior de Educação e aos funcionários do IPVC que colaboraram para que o LETHES fosse um sucesso e um marco na agenda cultural vianense e tunante.

A todos vós o nosso Muito Obrigado.

A Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.