IPVC | Multimédia OTIC | ESTG - IPVC Internacional
*
Início| Notícias Arquivo| 2007| Education Roaming
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

eduroam

Eduroam - Education Roaming - é já uma realidade no Instituto Politécnico de Viana do Castelo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] tem já concluída a implementação da rede Eduroam, correspondendo às directrizes fixadas pelo programa Plano de Acção para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), com o suporte técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que estabeleciam a condição de todas as Instituições de Ensino Superior aderirem a esta iniciativa até Dezembro de 2007.

Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC, em declarações sobre o tema, avançou que “o projecto Eduroam - Education Roaming - tem como objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários”. A rede Eduroam surge como a evolução da rede e-U, com a integração da mobilidade europeia entre instituições de ensino superior.

Sobre a necessidade de aderir a este projecto, Carlos Rodrigues refere que “existe nas instituições e-U, sendo que o IPVC é uma delas, um crescente número de utilizadores fora de Portugal e que pertencem a instituições que integram a rede Eduroam, pelo que se torna necessário disponibilizar a esses utilizadores um acesso facilitado à rede”. “O IPVC aderiu a esta iniciativa que constitui a última etapa do projecto Campus Virtual, a integração de mobilidade na Europa”, comentou ainda Carlos Rodrigues.

Sobre o sistema, o Vice-Presidente, explicou ainda que “a rede permite, por exemplo, a um aluno de qualquer Escola Superior do IPVC que se encontre a realizar um plano de estudos numa outra instituição de Ensino Superior no âmbito de programa Erasmus, de outro país abrangido por este programa, possa ter acesso à Internet e aos serviços básicos da sua instituição através de um simples portátil, bastando-lhe fazer a autenticação em Portugal, através desta rede, país onde se encontra sedeada a sua Escola Superior, tendo assim acesso à Internet sem preocupações de outra ordem”.

Até agora, o Campus Virtual permitia o acesso à rede wireless, com vista a favorecer a mobilidade entre as suas diferentes unidades orgânicas, nos campi em que se encontram localizadas. O IPVC, com a sua infra-estrutura da rede wireless, permitiu à sua comunidade académica integrar-se num universo de mais de 260.000 estudantes do Ensino Superior no acesso gratuito à Internet sem fios dos diferentes campi universitários e que também aderiram ao projecto Campus Virtual, tendo garantido, desta forma, o acesso gratuito à Internet e à Intranet não só aos seus estudantes, mas também às comunidades académicas de qualquer instituição de ensino superior aderente no país, através dos computadores portáteis com placa de rede wireless integrada.

A grande novidade do Eduroam é o avanço para lá dos limites do território português. Fica assim cada vez mais atenuada a “distância geográfica”, já que, com esta rede, encontrar-se na Alemanha, em França, Itália, na Dinamarca, na Hungria, na Noruega ou noutro, a proximidade ganhará agora maior expressividade.

”Existem agora algumas alterações ao nível das configurações a que alunos, docentes, funcionários e colaboradores deverão estar atentos (Portáteis, Desktops, PDA, etc.). Basicamente, as principais alterações que se vão registar ao nível dos sistemas, será a migração do actual SSID e-U para o SSID eduroam, que é utilizado na rede pan-europeia de mobilidade eduroam” explicou ainda Carlos Rodrigues.

A Europa está assim cada vez mais perto do IPVC, a partir de um só clique, estando também o IPVC cada vez mais in Europa!

 
Menu Secundário
*  
 
Instituto Nacional de Estatística
UMIC
POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.