O projecto, através do desenvolvimento de conteúdos inovadores, da utilização das TIC e de uma nova abordagem à formação ao longo da vida (utilizado um sistema modular), pretendeu responder aos problemas diagnosticados e fornecer novas competências a empresários e trabalhadores do comércio tradicional, sendo extensível a todas as actividades ligadas ao comércio. O principal objectivo do projecto InnovCom foi conceber e desenvolver percursos formativos suportados em conteúdos orientados para inovação no comércio tradicional suportados em Tecnologias de Informação e Comunicação. Coordenado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], o projecto foi criado em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo [AEVC] e contou com a colaboração da Exertus, empresa de consultadoria especializada em formação e inovação empresarial. O INNOVCOM integra também alguns parceiros internacionais de quatro países: a Salzburg Research da Áustria, a Ecipar de Itália, o College of Polytechnics Jihlava da República Checa e a Confederação de Empresários de Pontevedra, Espanha.
Objectivos Específicos - Desenvolver competências dos profissionais do comércio na área de inovação
- Criar metodologias inovadoras para a promoção de percursos de desenvolvimento da inovação no comércio tradicional
- Criar áreas do desenvolvimento do comércio tradicional comuns a diversos países da União Europeia (atendendo às suas características, cultura e estado de desenvolvimento)
- Potenciar a utilização das ferramentas de aprendizagem suportadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (e-learning) de forma a melhorar o acesso à formação e à informação
- Potenciar a redução dos desequilíbrios entre as empresas do comércio tradicional e o comércio das grandes cadeias internacionais e das grandes superfícies
- Melhorar o desempenho do comércio tradicional e, consequentemente, revitalizar os centros urbanos
Resultados / Produtos Como produtos/resultados de maior visibilidade deste projecto importa destacar os seguintes: - Portal de inovação (plataforma CMS) para o comércio tradicional (www.innovcom.info) que reúne:
- Conteúdos formativos (6 cursos) em seis línguas (inglês, português, espanhol, italiano, alemão e checo) em formato texto e em formato áudio(podcast);
- Informações com vista o acesso a conteúdos formativos em formato apropriado para utilização em telemóvel (mobile learning);
- Acesso a plataforma LMS que reúne todos os conteúdos formativos desenvolvidos em formato texto para utilização em contexto de coaching ou tutoring.
- InnovBox – Kit de percurso de formação composto por:
- Leaflet de apresentação do projecto e manual do utilizador em seis línguas;
- CD-ROM com os conteúdos formativos em seis línguas;
- Leitor de MP3 com conteúdos formativos em formato áudio (podcast) em seis línguas.
O resultado e produto final obtido ultrapassaram significativamente o proposto pela parceria na candidatura, dado ter sido acrescentada a abordagem formativa em contexto de mobilidade com recurso ao telemóvel (mobile learning) e a leitores de MP3 (podcast).
|