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Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade arranca no IPVC

Funcionamento do SGQ on-line

O funcionamento deste sistema permite tipificar acções de acordo com o definido no SGQ-IPVC. A título de exemplo, poderemos classificar acções em: “correcção”, “acção correctiva”, “acção preventiva” ou “acção de melhoria”.

Cada acção segue o workflow estabelecido, mudando de estado ao longo da sua resolução, até que no final seja verificada a sua eficácia. Existe a possibilidade de reabrir a mesma acção caso a sua resolução não tenha sido eficaz.

O processo do SGQ on-line é simples e bastante acessível ao utilizador “comum”, sendo de grande utilidade para o Gestor do processo, na medida em que facilita a burocracia normalmente associada ao tipo de procedimentos que o SGQ gere.

É um excelente facilitador no que respeita à monitorização do sistema, uma vez que permite a visualização geral do estado das acções planeadas, em curso, ou já executadas.

“Uma das grandes vantagens do SGQ reside no facto de ser um sistema ubíquo. Estando presente na “secretária” de todos os intervenientes, como a comunidade académica, parceiros, comunidade regional, torna-se numa mais valia para a Organização, quer a nível interno, como a nível externo”, rematou por fim Nuno Brito.

A nível interno, contribui para uma redução de despesas na medida em que aumenta a velocidade de resposta e diminui os custos de gestão, evitando desperdícios e reclamações. A nível externo, é de extrema eficácia no que diz respeito à melhoria da imagem da Organização junto dos seus diferentes públicos-alvo.

Pretende responder às necessidades de comunicação entre “clientes” e “fornecedores”, equipas e gestor de qualidade, de uma forma sistematizada capaz de possibilitar a resolução de problemas de forma cooperativa:

  • Sistema de registo central, que possibilita visão única para o gestor de qualidade com um workflow associado para o acompanhamento da resolução das não conformidades;
  • Sistema que permite a comunicação quase instantânea de um problema num módulo para o seu responsável (realizando a distribuição automática das acções) e a sua resolução para o cliente que reportou, de acordo com as prioridades definidas;
  • Permite objectivar reuniões de ponto de situação, reduzir o trabalho a estes levantamentos: classificação, “negociação”, distribuição de acções, resolução e fecho.

 
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