IPVC | Multimédia OTIC | ESS - IPVC Internacional
*
Início | Biblioteca | Historia e Missão
Menu Escolas  ESE |  ESA |  ESTG |  ESS |  ESCE | ESDL
 
 
   
 
 
 
 

Edificio cor de rosa 

História e Missão

Biblioteca da ESS, iniciou a sua actividade em 16 de Novembro de 1976, com a contratação de um funcionário administrativo.

Este funcionário iniciou a sua formação, na área da biblioteca, nessa data, em Lisboa, na antiga Escola de Enfermagem de Ensino e Administração de Enfermagem, com a responsável pelo seu Centro de documentação, a Sra. D. Maria Amélia Hungria, partilhando o mesmo percurso de todas as Escolas de Enfermagem do país.

A criação do serviço Biblioteca, nomeadamente a aquisição do fundo documental e seu tratamento, arrumação e recuperação (numa perspectiva de expansão e crescimento), teve início com a definição uma classificação por grandes temas, ou seja (Enfermagem Comunitária, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Obstétrica, Administração dos Serviços de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Sociologia).

Em 1987, como o sistema utilizado já não respondia às solicitações dos utilizadores, após um encontro entre todos os responsáveis dos centros de documentação das Escolas de Enfermagem do país, criou-se um grupo de trabalho com a finalidade de criar um thesaurus em enfermagem (iniciou-se e concluiu-se até à letra E), quando nesse momento houve o conhecimento que no Brasil estavam a trabalhar com um Thesaurus na área da saúde, traduzido do index médico. Entrou-se em contacto com a Bireme – Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, ao qual criou o vocabulário DeCS- Descritores em Ciências da Saúde, a partir desse momento, todas as escolas do país começaram a utilizar esse thesaurus como instrumento de trabalho, não sem antes se ter iniciado um trabalho baseado nas fichas Taube (ficha descritor e ficha documento), vindo de imediato a solucionar o problema

Em 1990, entra na Biblioteca a era da Informática, com a aquisição do primeiro computador e o início da criação de bases de dados no Programa “Isis 1.0”, versão oferecida pela UNESCO.

Posteriormente, foi adquirida a versão Porbase, tendo seguido toda a sua evolução e percurso até ao Porbase5 (Mind Prisma).

Em 1995, transferiu de local. Transferência que voltou a acontecer em 2013, com a construção do novo complexo pedagógico, ao qual a Biblioteca ai conseguiu encontrar um local que correspondesse às suas necessidades de forma a conseguir prestar um serviço mais eficiente.






 
Menu Secundário
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
*  
 
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.