Design de Ambientes e CENSO parceiros em projeto solidário
O Centro Social, Cultural e Recreativo das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, Monção (CENSO) é uma das instituições que, ao abrigo do projeto Escola Inclusiva do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desafiou os alunos do 2º ano, da Licenciatura em Design de Ambientes, a apresentar propostas de remodelação de alguns dos seus espaços interiores e exteriores com o objetivo de os tornarem mais funcionais e confortáveis para os seus utentes.
O Projeto Escola Inclusiva destaca-se pelo serviço prestado à comunidade envolvente ao IPVC e junta docentes, estudantes e entidades parceiras. Em resposta aos desafios, os projetos pretendem auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social.
Desta forma, transmite-se aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projetos reais onde usam os conhecimentos que vão adquirindo ao longo da sua formação para ajudar a comunidade.
No âmbito deste projeto, em curso na UC de Projeto de Ambientes I/ Oficinas, orientado pelo docente João Martins, os alunos deslocaram-se às instalações do CENSO no passado dia 24 de outubro.
Do programa fizeram parte uma visita guiada às instalações do Centro, reuniões com a diretora e a equipa técnica, levantamento dimensional de algumas partes dos espaços, entrevistas aos utentes, e apresentação das primeiras ideias pelos alunos.