| Objectivos | - Utilização de metodologias activas e participativas, com recurso às TIC, no processo de ensino e aprendizagem;
- Utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
- Partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa;
- Valorização de uma prática avaliativa indutora de melhoria da qualidade dos processos educativos;
- Estimulo a estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras;
- Adopção de práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC;
- Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento;
- Mudança de práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interacção à distância, no processo de ensino e aprendizagem;
- Prolongamento dos momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos;
- Desenvolvimento de projectos/actividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares;
- Promoção de momentos de reflexão decorrentes da prática lectiva; ~
| | Conteúdos | - Apresentação de experiências, por parte dos formandos e do formador, de utilização das TIC como instrumento didáctico
- Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem – apresentação de boas práticas
- Metodologias de integração das TIC, com particular destaque para a Internet, no processo de construção e produção do conhecimento; As TIC como:
- Meio de informação que suporte o aprender pesquisando, descobrindo e confrontando
- Contextos que ofereçam meios seguros de exploração para aprender fazendo
- Meio de comunicação que sustentem o aprender comunicando e colaborando
- Estratégias de utilização das TIC numa perspectiva de reorganização e gestão de sala de aula, adaptadas aos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas
- Produção e utilização de recursos para o ensino e aprendizagem:
- Concepção de recursos de suporte à actividade dos professores
- Concepção de recursos para o apoio à aprendizagem dos alunos
- Capacidade de produção de produtos e recursos pelos alunos
- Construção de uma ou duas actividades a realizar em contexto de sala de aula, por parte de cada um dos formando/grupo de formandos
- Intervenção no terreno/aplicação das actividades
- Avaliação da/s actividade/es realizada/as – reflexão, análise e discussão em grupo
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Avaliação | Dos formandos: - Avaliação Contínua
- Avaliação dos trabalhos produzidos
- Relatório dos formandos
- Relatório do formador
Da Acção: - Avaliação pelos formandos
- Avaliação pelo formador
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