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Objectivos
  • Utilização de metodologias activas e participativas, com recurso às TIC, no processo de ensino e aprendizagem;
  • Utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
  • Partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa;
  • Valorização de uma prática avaliativa indutora de melhoria da qualidade dos processos educativos;
  • Estimulo a estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras;
  • Adopção de práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC;
  • Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento;
  • Mudança de práticas, com a integração de ferramentas de comunicação e interacção à distância, no processo de ensino e aprendizagem;
  • Prolongamento dos momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos;
  • Desenvolvimento de projectos/actividades que potenciem a utilização das TIC em contextos inter e transdisciplinares;
  • Promoção de momentos de reflexão decorrentes da prática lectiva; ~
 
Conteúdos
  1. Apresentação de experiências, por parte dos formandos e do formador, de utilização das TIC como instrumento didáctico
  2. Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem – apresentação de boas práticas
  3. Metodologias de integração das TIC, com particular destaque para a Internet, no processo de construção e produção do conhecimento; As TIC como:
    1. Meio de informação que suporte o aprender pesquisando, descobrindo e confrontando
    2. Contextos que ofereçam meios seguros de exploração para aprender fazendo
    3. Meio de comunicação que sustentem o aprender comunicando e colaborando
  4. Estratégias de utilização das TIC numa perspectiva de reorganização e gestão de sala de aula, adaptadas aos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas
  5. Produção e utilização de recursos para o ensino e aprendizagem:
    1. Concepção de recursos de suporte à actividade dos professores
    2. Concepção de recursos para o apoio à aprendizagem dos alunos
  6. Capacidade de produção de produtos e recursos pelos alunos
  7. Construção de uma ou duas actividades a realizar em contexto de sala de aula, por parte de cada um dos formando/grupo de formandos
  8. Intervenção no terreno/aplicação das actividades
  9. Avaliação da/s actividade/es realizada/as – reflexão, análise e discussão em grupo
 

Avaliação
Dos formandos:
  • Avaliação Contínua
  • Avaliação dos trabalhos produzidos
  • Relatório dos formandos
  • Relatório do formador

Da Acção:

  • Avaliação pelos formandos
  • Avaliação pelo formador

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