cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS

ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL

Jornais
img_representacao_dor

REPRESENTAÇÃO DA DOR: Apropriação e evocação icónica dos media.
03 de dezembro a 31 de dezembro

Perante o dilúvio imenso de imagens mecânicas de dor (fotográficas e fílmicas) que constantemente assola as nossas vidas, olhamos a maior parte das vezes para elas com desinteresse quando na realidade nos deveriam fazer parar e fazer refletir, mais que não fosse, sobre qual o nosso grau de responsabilidade, enquanto cidadãos do mundo, no contributo que prestamos à manutenção do ‘status quo’ que convive passivamente com as arbitrariedades evidenciadas nas imagens das notícias, como por exemplo, a guerra, a tortura, a morte, a violência, as injustiças sociais, o racismo, etc., e que tanto fazem sofrer seres humanos como nós que se encontram perto ou em locais distantes dos que habitamos neste mundo cada vez mais globalizado.

Estas imagens surgem frequentemente em contextos que as tornam reféns das notícias veiculadas pelos media onde ficam niveladas, em grau de importância, com outro tipo de imagens que as contaminam visualmente (contribuindo seriamente para a sua banalização) nas páginas de um jornal, de uma revista, numa página digital na internet, num telemóvel: imagens de publicidade, de eventos de entretenimento, de propaganda política, de desporto, etc.

Como contribuição para uma reflexão/reformulação das imagens de dor veiculadas pelos media, decidiu-se aprofundar as possibilidades da pintura através da realização de projetos práticos de pintura. Para isso optou-se pela apropriação de imagens de dor (fotográficas e fílmicas) divulgadas pelos jornais, revistas, televisão, internet, etc., e o seu “cruzamento” com imagens originárias do passado da cultura visual ocidental (pintura, escultura, desenho, gravura, etc.), recuperando o estatuto do quadro/tableau e a sua aproximação à “forma-quadro religioso”¬ – derivada de arquétipos formais do retábulo de altar cristão – procurando deste modo “densificar” a imagem de dor e aumentar a sua “duração” e “presença” perante o espectador-recetor. Com a utilização do “formato-quadro religioso” em conjugação com a acentuação formal figurativa de “reminiscências” da iconografia cristã da dor, na elaboração dos projetos de pintura, pretendeu-se:
1) Contextualizar imagética de dor (fotográfica e fílmica) apropriada dos media, no seio da densidade histórica da arte ocidental;
2) Operacionalizar relações de semelhança entre imagens de dor de épocas históricas diversas acentuando a “intemporalidade” de certas formulas expressivas;
3) “Libertar” as imagens de dor dos media de algumas das amarras que as subjugam à indiferença dos espectadores contemporâneos: “recorta-las” do “real” das notícias de modo a encontrarem uma nova “vida” através da pintura.

22-11-2019

img_fadu

CNU Natação - IPVC representado ao mais alto nível

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo estará representado ao mais alto nível nos Campeonatos Nacionais Universitários de Natação, organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário e que decorrerão no dia 1 de Dezembro em Matosinhos, na piscina municipal Sr.ª da Hora.
O IPVC far-se-á representar com quatro alunos das suas escolas.

Alexandre Ribas, aluno ESA-IPVC, vai nadar os 50m e 100m livres.
João Lopes, aluno ESDL-IPVC, vai nadar os 50m mariposa e os 50m bruços.
Luís Ribeiro, aluno ESDL-IPVC, vai nadar os 50m mariposa.
Pedro Soares, aluno ESDL-IPVC, vai nadar os 50m costas.
Os nossos alunos competirão ainda na estafeta de 4x50m livres.

Boa sorte campeões! O IPVC está convosco!
#centro_desportivo_ipvc #ipvc #esa_ipvc #aeesa_ipvc #esdl_ipvc #aeesdl_ipvc

alunos

13-11-2019

img_reducao_papel

SAS Alimentação Reduz uma tonelada em papel

“Menos papel mais Ambiente”

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo prevê reduzir, anualmente, mais de uma tonelada de papel, só nos serviços de alimentação, entre as sete cantinas, com a implementação de um sistema de distribuição de talheres mais sustentável, por um lado, e pela redução ou mesmo eliminação dos toalhetes dos tabuleiros. Ao todo, e contas feitas, com esta medida serão eliminados, anualmente, 1230 Kg em papel.

A eliminação das saquetas de papel dos talheres prevê a redução de 380kg de papel, e consequentemente a poupança de água e energia no processo de produção.
• Redução de 380kg papel/ano;
• Redução de 8,1 m3 H2O/ano;
• Redução Intensidade energética 4,7 GJ/ano.

Por outro lado, pretende-se, também sensibilizar toda a comunidade IPVC para a redução da utilização de toalhetes de papel, uma vez que todos os tabuleiros utilizados têm os mesmos procedimentos de higienização que os copos, talheres e pratos. Esta medida prevê a redução de 850 kg papel/ano, e uma vez mais, uma poupança de água e energia no processo de produção
• Redução de 850kg papel/ano;
• Redução de 18 m3 H2O/ano;
• Redução Intensidade energética 10 GJ/ano

04-11-2019

* Notícias

UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About