cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS

Exposição Júlio Pomar
Da cabeça à mão

05 de Abril a 31 de Agosto

As salas do Centro Académico do IPVC vão acolher a exposição de Júlio Pomar – Da cabeça à mão, de 5 de abril a 31 de agosto de 2019. A exposição inclui uma seleção de diferentes núcleos de desenho na obra do artista: bestiário, caveiras, auto-retratos, cavalos-alados, e as ilustrações para O Mundo Desabitado de José Gomes Ferreira e La Chasse au Snark de Lewis Carroll. Organizada pelo Atelier – Museu Júlio Pomar – a exposição tem a curadoria de Pedro Faro e Hugo Dinis.

Sobre a exposição referem os curadores que “tendo como ponto de partida a prática do desenho, e aquilo que no desenho parece sempre ir interessando a Pomar, ou seja, “a vitalidade da linha e a justeza da alusão” as obras escolhidas para a exposição permitem sublinhar a ideia de desenho enquanto pensamento, ou como, perguntaria o próprio artista, num dos vários textos que publicou sobre o tema, “penso logo desenho?”

Referem ainda que para Júlio Pomar, “olhar um desenho é pôr o olhar à escuta das sonoridades desse traço, do que ele diz, do que sugere, do que ele cala”.

Em suma sublinham que “É da relação entre a cabeça, que processa o que se vê, e a ação da mão sobre o papel, que se define um sinuoso e extasiante percurso, com surpresas e realidades subtis e sensíveis, da cabeça à mão e da mão à cabeça”.

A exposição, é inaugurada esta quinta-feira, dia 4 de abril, pelas 16h 30, no Centro Académico do IPVC.

04-04-2019

Linha Separadora

* Notícias

UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About