Designação Projeto nº POCI-02-0550-FEDER-040607 Designação do projeto: Plataforma open-source de serviços de apoio aos estudantes do ensino superior
Acrónimo: SASocial
Apoio no âmbito: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública
Objetivo Principal: Desenvolver plataforma em software open-source que permitirá revolucionar a forma como é gerida a relação com os estudantes
Região de Intervenção: Região Centro
Entidade beneficiária: SAS do Politécnico de Leiria, SAS do Politécnico de Viana do Castelo
Data de aprovação: 19/03/2019
Data de início: 01/04/2019
Data de conclusão: 31/03/2021
Custo total elegível: 842.565,60 €
Apoio financeiro da União Europeia: 716.180,77 €
Apoio financeiro público nacional/regional: 126.384,83 €
Síntese do Projeto, Objetivos, Atividade e Resultados Esperados/Atingidos: É OBJETIVO DO CONSÓRCIO DESENVOLVER UM PROJETO INOVADOR A NÍVEL INTERNACIONAL, ENQUADRADO NUMA ESTRATÉGIA NACIONAL DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA OS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL INTEGRADOS NO CONSELHO COORDENADOR DOS INSTITUTOS POLITÉCNICOS, TENDO POR BASE O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM OPEN-SOURCE QUE PERMITIRÁ REVOLUCIONAR, NÃO SÓ A FORMA COMO É GERIDA A RELAÇÃO COM OS ALUNOS AO NÍVEL DO APOIO SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR, MAS TAMBÉM INTRODUZIR UMA NOVA ABORDAGEM À CRIAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
ATIVIDADE 1 – FRAMEWORK DE SASOCIAL Os objetivos da plataforma de serviços básicos e interoperabilidade centram-se fundamentalmente na digitalização de processos, existentes e a serem criados. Com a digitalização estes processos tornam-se menos burocráticos, mais céleres e com maior facilidade de acesso à informação por parte dos interessados.
ATIVIDADE 2 – PLATAFORMA DE GESTÃO DE ALOJAMENTO O objetivo desta plataforma consiste em desmaterializar o processo de candidatura a alojamento tendo em vista fomentar o acesso às residências, quer no conceito tradicional de estudante alojado por um período de tempo coincidente com o ano lécito, quer em curtos períodos de tempo, com clientes menos tradicionais (docentes, alunos de outras instituições, clientes externos, etc.).
ATIVIDADE 3 – PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL Com a implementação desta plataforma os SAS pretendem que a informação esteja disponível para todos os clientes e potenciais clientes de uma forma tratada e personalizada. É objetivo desta plataforma potenciar a utilização dos serviços disponibilizados pelos SAS e que nenhum cliente seja privado de usufruir dos serviços por falta de informação. A plataforma de comunicação digital, de uma forma inovadora, com suporte para inúmeras plataformas digitais, pretende ser um meio privilegiado para a difusão de toda a informação dos SAS de interesse para a comunidade interna e externa.
ATIVIDADE 4 – MARKETING E COMUNICAÇÃO A existência de uma atividade no projeto destinada à operacionalização da comunicação resulta do carater estratégico da operação e da necessidade de consciencializar todos os intervenientes dos seus benefícios.
ATIVIDADE 5 – GESTÃO DE PROJETO Assegurar o cumprimento dos objetivos definidos na candidatura e a capacidade para responder de forma eficaz aos condicionalismos que irão surgir com a execução da operação, assim como o alinhamento entre os interesses de todos os parceiros. |