cabeçalho Multimédia | IPVC | OTIC | SAS
 
ESE | ESA | ESTG | ESS | ESCE | ESDL  
 
 
   
 
 
 
 
img_armando_alves
Exposição de Armando Alves

As salas do Centro Académico do IPVC vão acolher as obras de Armando Alves, nome incontornável da pintura portuguesa, já no próximo dia 6 de dezembro. “Nesta exposição mostram-se trabalhos de Armando Alves datados de 1999 a 2016. Desenho e pintura, num grupo coerente de obras, revelador das últimas décadas do seu percurso” revela a curadora Laura Castro no texto de apresentação que consta do catálogo da exposição. “Não temos diante de nós trabalhos que manifestam outras dimensões da atividade de Armando Alves, a desvendar uma abordagem mais experimental e a exploração de processos diferentes daqueles que a pintura admite. Refiro-me aos objetos que produziu nos anos 60 e que retomou em finais da década de 80, híbridos entre escultura e design, e àqueles que ganharam escala diferente e se orientaram para projetos destinados ao espaço público”. Laura Castro acredita que quem visitar esta exposição irá “aceder a uma parte da obra do artista, apenas uma, mas muito significativa”.

Nesta exposição, Armando Alves, consagrado pintor português e fundador do grupo “Os Quatro Vintes”, apresenta 26 pinturas em acrílico sobre tela.

Sobre a exposição, Laura Castro, escreve que “as paisagens que nos propõe a exposição testemunham o ritmo dual da sua criação. Nelas vemos o cuidado com a linha do horizonte, o poder do centro, a composição intransigente, a organização precisa. Testemunhamos também a constância dos temas, árvores, horizontes longínquos, terra a perder de vista e céus que dominam a terra. E percebemos, na inclinação das pinceladas ou dos traços do desenho, no alinhamento equilibrado dos seus componentes, uma escrita, concisa, em elaboração”.

A obra de Armando Alves tem sido frequentemente exposta no país e no estrangeiro estando igualmente representada em diversas coleções particulares e públicas.

Palestra com os estudantes do IPVC
Antes da inauguração da exposição Armando Alves dará uma palestra para os estudantes do IPVC. Organizada pela Oficina Cultural do IPVC a palestra com o Pintor/Designer Armando José Ruivo Alves, está marcada para as 14h00, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O responsável pelos serviços de ação social do IPVC, Diogo Moreira, realça a importância destes encontros “uma vez que desta forma conseguiremos proporcionar aos estudantes uma outra abordagem sobre o estado geral da arte”. Diogo Moreira revela que a aposta da Oficina Cultural “passa por promover muito mais do que exposições. Pretende-se fomentar estes encontros com os artistas de forma a dar uma outra componente à formação dos nossos estudantes, mostrando-lhes outras abordagens, conceitos, outra visão sobre a realidade, novas perspetivas”, conclui.

A exposição estará patente no Centro Académico do IPVC de 6 de dezembro até 26 de fevereiro de 2017.

Quem é Armando Alves?
Armando José Ruivo Alves nasceu em Estremoz, em 1935.

Faz o Curso de Preparação às Belas Artes, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa e, no Porto, frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes, que terminou em 1962, com a classificação de vinte valores. Acaba por ser nomeado Professor Assistente, na ESBAP, onde introduz o estudo das Artes Gráficas.

Em 1964 realizou uma viagem de estudo a Londres, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e começa a expor individualmente. No ano seguinte fez novas viagens de estudo, desta vez a Espanha e a França.

Com os colegas Ângelo de Sousa, José Rodrigues e Jorge Pinheiro formou o grupo "Os Quatro Vintes", em 1968, com o qual veio a expor no Porto, em Lisboa e em Paris, durante os anos 60 e 70. Nesta altura dedica-se de forma mais aprofundada às Artes Gráficas, área que ajudou a modernizar e a revalorizar.

Em 1973 deixa o ensino na ESBAP e começa a dedicar-se quase que de forma exclusiva às Artes Gráficas.


Untitled Document
armando
 
MENU
* Programa Cultural 2016  
* Vídeo  
* Catálogo  
 
  UMIC POSI UE 2006 © INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO | TERMOS DE UTILIZAÇÃO | SUPORTE | WEBDESIGN Design About  
 
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.