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Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado
Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado

Título do projecto
Novas Práticas Pedagógicas para um Desenvolvimento Integrado

Responsável
Conselho Pedagógico

Objectivos
Analisar a situação actual das práticas pedagógicas inerentes à concepção, desenvolvimento e avaliação do projecto de formação do CLE

  1. Identificar as práticas pedagógicas actuais e os seus fundamentos;
  2. Identificar as principais preocupações / necessidades / problemas e as motivações/desejos/perspectivas de mudança dos docentes e discentes.

Esboçar projecto de formação/acção a desenvolver no ano lectivo seguinte.

Descrição Sumária
O contexto actual do ensino superior, em geral, e do ensino da enfermagem, em particular, apresenta necessidades/problemáticas específicas que colocam novos desafios no que concerne às suas funções, finalidades, públicos alvo, estrutura e funcionamento e, bem assim, requerem respostas inovadoras ao nível da politica educativa, dos modelos, modos e metodologias de formação e das práticas pedagógicas.
O Conselho Pedagógico, no quadro das suas atribuições, considera que a reflexão e tomada de decisão sobre a política e projecto de formação é condição e contributo fundamental para uma resposta/resolução integradora de diversas necessidades/problemas que tem vindo a identificar: maior eficácia e eficiência do sistema de gestão de recursos, optimização da qualidade da formação, elevação do nível de satisfação, motivação e desempenho de docentes e discentes, operacionalização dos pressupostos e requisitos do P. de Bolonha e (re)construção do curriculum do CLE.
Nesta perspectiva, surge o presente projecto que se reveste das características dum trabalho de investigação/formação/acção e em cuja concepção/construção, que se inscreve numa lógica construtivista/desenvolvimentista, os actores sociais envolvidos no CLE (docentes e discentes) participarão activamente. O projecto perspectiva-se para um horizonte temporal de dois anos lectivos (2005-2007) iniciando por uma fase investigativa que decorrerá no presente ano lectivo.

Duração (meses)
20 Meses

Início - Fim
Outubro de 2005 a Setembro de 2007

Instituição Coordenadora
Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

 
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