Cabeçalho | InternacionalInstituto Politécnico de Viana do Castelo | Multimédia
OTIC
 
Home > I&D e Inovação > Projectos IDT > estabilidade da aptidão física na transição da infância para pós-puberdade
Projectos IDT
PROJECTOS DE FORMAÇÃO
PUBLICAÇÕES
parcerias
PROGRAMAS FINANCIADORES
Arquivo de Agenda
Arquivo de Notícias
backoffice
 
 
Estudo da estabilidade da aptidão física na transição da infância (10 anos) para a pós-puberdade (16 anos) na população do Concelho de Viana do Castelo
Estudo da estabilidade da aptidão física na transição da infância (10 anos) para pós-puberdade (16 anos) na população do Concelho de Viana do Castelo

Título do projecto
Estudo da estabilidade da aptidão física na transição da infância (10 anos) para a pós-puberdade (16 anos) na população do Concelho de Viana do Castelo.

Responsável
Luis Paulo Rodrigues

Objectivos
O principal objectivo deste estudo será o de identificar possíveis trajectórias (tracking) dos níveis de aptidão física entre período pré e pós-pubertário da população infanto-juvenil do Concelho de Viana do Castelo. Este rastreamento será realizado não só ao nível de cada um dos testes marcadores da ApF, mas também na sua componente multivariada.

Como objectivos secundários ou derivados desta informação procurar-se-á estabelecer:

  • Possíveis valores de corte para as idades pré-pubertárias que possam constituir referência prospectiva para os percursos de desenvolvimento da ApF.
  • Possíveis diferenciações entre trajectórias de ApF associadas ao género e/ou especificidades do meio (urbano/rural).


Descrição Sumária
O delineamento de pesquisa será do tipo longitudinal (seguimento das crianças retratadas nos primeiros quatro anos do EMCV). Todas as dez escolas EB23 e Secundárias da área de residência das escolas de 1º Ciclo incluídas no EMCV serão contactadas no sentido de permitirem a realização do estudo.
Farão parte da amostra (projectada) todos os jovens que possuíam entre 9.5 e 10.5 anos no último ano de recolha do EMCV (2000). Teremos assim uma possível amostra total constituída por 435 jovens (203 rapazes, 216 raparigas) com idades compreendidas entre os 15.5 e os 16.5 anos em Abril de 2006. Contando com uma taxa esperada de 30% de indivíduos perdidos no seguimento da amostra, projectamos uma amostra real de cerca de 304 jovens.
As variáveis de ApF recolhidas serão as que foram utilizadas inicialmente no EMCV ( sit-and-reach , o número de abdominais em 60 segundos com pernas flectidas e braços cruzados, o salto em comprimento sem corrida preparatória, o tempo máximo de suspensão na barra, o shuttle-run em 10 metros , a corrida de velocidade em 50 metros (C50), e a corrida de resistência em vaivém de 20 m etros ). Os seis primeiros testes pertencem à bateria da AAHPERD Youth Fitness e à AAHPERD Health Related Physical Fitness, e o último à bateria de testes Eurof


Duração
12 meses

Início - Fim
Janeiro de 2006 a Janeiro de 2007

Instituição Coordenadora
Departamento Motricidade Humana da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Montante global do projecto
6500 euros

Programa Financiador
PAFID Programa de Apoio Financeiro à Investigação no Desporto

ID

Página do projecto
http://www.ese.ipvc.pt/dmh/

 
Projectos Projectos | Mais Projectos | Real GE2C'S Proyecto VT | eca.it | ESOL | Bioemprende
LABORATÓRIOS
UIDM
UMA
 
 Agência de InovaçãoPOS ConhecimentoUnião EuropeiaSímbolo de Acessibilidade à Web
 
*
*
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.