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Designação do projeto | U-BIKE Portugal IPVC

Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000007

Objetivo principal | Incentivar a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas, através da disponibilização de bicicletas elétricas e convencionais para uso público contribuindo, de forma paralela, para o esforço transversal de transferência para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores.

Região de intervenção | Norte (Minho-Lima)

Entidade beneficiária | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Data de início | 01-09-2015

Data de conclusão | 31-08-2018

Custo total elegível | 329 020,00€

Apoio financeiro da União Europeia | 279 667,00€ (FC)

 

Objetivos:

Contribuir para a promoção de estratégias e iniciativas que permitam a redução da pegada de carbono em todos os tipos de territórios, mormente os urbanos, através:

  • Do aumento do número de alunos e colaboradores que utilizam a bicicleta nas deslocações de e para o campus, em detrimento de veículos motorizados;
  • Do reforço de comportamentos amigos do ambiente junto da população académica, promovendo a educação ambiental e a adoção de boas práticas de mobilidade;
  • Da promoção da mobilidade suave, concorrendo para o estímulo ambiental e ecológico, para a redução do congestionamento e da sinistralidade e beneficiando a adoção de práticas saudáveis;
  • Da disseminação de boas práticas de mobilidade nas comunidades envolventes, servindo de exemplo e caso de estudo e potenciando a sua replicação a outros territórios e realidades, numa perspetiva de alavanca virtuosa de novas experiências e adaptações.

 

Atividades:

No âmbito da operação serão adquiridas 200 bicicletas (160 elétricas e 40 convencionais) e instalados 10 postos de estacionamento, cada um com uma capacidade para 32 bicicletas. O IPVC disponibilizará ainda o acesso a um conjunto de estruturas de apoio, nomeadamente, balneários em todas as unidades orgânicas, cacifos individuais e pontos de amarração e, desde que tecnicamente possível, com infra-estruturas de carregamento.

Adicionalmente, de forma a estimular a comunidade académica do IPVC para aderir aos serviços do Projeto e a influenciar o comportamento das pessoas em geral face à forma como asseguram a sua mobilidade serão concebidas e implementadas um conjunto de iniciativas de comunicação adaptadas às especificidades do IPVC e do Alto Minho que incluem sessões de divulgação do projeto, de esclarecimento e sensibilização, realizadas localmente pelas entidades aderentes e a produção e distribuição de material de divulgação e informação sobre o projeto.

 

Resultados esperados:

  • Taxa de utilização das bicicletas elétricas adquiridas: 100%
  • Taxa de utilização das bicicletas convencionais adquiridas: 100%
  • Nº de km percorridos em bicicleta pela população aderente ao modo ciclável, desde que lhe foi atribuída a bicicleta: 7300km/semana
  • Nº de km percorridos em bicicleta pela população aderente ao modo ciclável, que anteriormente utilizava um veículo individual motorizado: 6570km/semana
  • Taxa de adesão da população da comunidade académica (total): 4,3%
  • Taxa de adesão da população da comunidade académica (alunos): 5,02%
  • Taxa de adesão da população da comunidade académica (colaboradores): 3,41%
  • Percentagem de indivíduos que aderiram à utilização da bicicleta e que anteriormente utilizavam um veículo individual motorizado como modo de transporte mais frequente nas suas deslocações de e para o campus: 3,87%
  • Economia de energia gerada pela utilização do modo ciclável: 17,49 tep/ano
  • Poupança de energia primária obtida pela transferência modal do transporte individual motorizado para o modo ciclável: 0,16tep/ano
  • Redução de emissões de CO2 (%): 16%/ano

Fotos, vídeos e outros suportes audiovisuais:
n.a.

 

 
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