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Designação do projeto | ALTO MINHO. SMOB - Mobilidade Sustentável para o Alto Minho

Código do projeto | POCI-01-0145-FEDER-024043

Objetivo principal | O projeto de investigação tem como génese dar uma resposta global e integrada à problemática dos transportes de passageiros no Alto-Minho, em especial, após a publicação do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (Lei n.º 52/2015 de 9 de junho

Região de intervenção | Alto Minho

Entidade beneficiária principal | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Entidades cobeneficárias | CIM Alto Minho; Instituto Politécnico de Leiria.

Data de início | 24-08-2017

Data de conclusão | 21-02-2019

Custo total elegível do Projeto | 149 999,98 €

Custo total elegível do IPVC | 133 691,09 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 127 499,98 €

 

Objetivos:

O projeto de investigação tem como génese dar uma resposta global e integrada à problemática dos transportes de passageiros no Alto-Minho, em especial, após a publicação do Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (Lei n.º 52/2015 de 9 de junho). A incerteza atual relativa ao papel dos Municípios e das Comunidades Intermunicipais face às condições de atuação como autoridades de transporte, ou mesmo, o tipo de posicionamento que devem adotar de forma a garantir o Serviço Público de Transporte de Passageiros (SPTP) nas suas diferentes dimensões, são questões que necessitam de uma resposta urgente e assertiva. Dimensões como planeamento, coordenação, exploração, atribuição, fiscalização, investimento, financiamento, divulgação e desenvolvimento do SPTP por modo rodoviário, fluvial, ferroviário e outros sistemas guiados, incluindo o Regime de Obrigação do Serviço Públicos (OSP) e respetivas compensações são preponderantes numa mobilidade que se pretende sustentável.

A definição/aplicação de modelos de otimização ou heurísticos para a obtenção de soluções adequadas aos utilizadores nas suas múltiplas diferenças e naturezas. Este aspeto será um desafio significativo, particularmente, pela configuração e distribuição espacial dos 10 concelhos do Alto-Minho, bem como pela heterogeneidade da densidade populacional e dos respetivos fluxos pendulares. Neste ponto a equipa de docentes do IPVC possui as competências necessárias para abordar a problemática em questão.

O desenvolvimento da plataforma digital, que agregue toda a informação de uma forma simples e intuitiva, sobre a rede de transportes e serviços disponíveis no Alto-Minho será o output mais notório deste projeto.

 

Atividades:

Para atingir estes objetivos foi identificada uma série de atividades e que incluem:

  • Bench marking das práticas de mobilidade sustentável em regiões homólogas;
    • Recolha de casos de estudo, dados, informação relativa à mobilidade sustentável e boas práticas em regiões homólogas
    • Seriação das situações que melhor se enquadram no contexto Alto Minho
    • Contacto às entidades selecionadas, para avaliar as melhores práticas/desafios/ dificuldades/complexidades de aplicação do modelo
  • Modelação e definição funcional da política de transportes sustentável de passageiros no alto-minho
    • Analisar quais os modelos matemáticos que melhor se adequam às necessidades/soluções de mobilidade sustentável do alto minho
    • Definir os critérios de utilização dos modelos selecionados (unicritério/multicritério);
    • Determinar os factores/varáveis que influenciam a eficiência da solução;
    • Desenvolver o modelo/modelos matemático que permite evidenciar a melhor solução perante os critérios de entrada do utilizador/plataforma.
  • Definição funcional e desenvolvimento da primeira versão da plataforma digital de mobilidade sustentável
  • Divulgação e disseminação do projeto.
    • Desenvolvimento de iniciativas de sensibilização e envolvimento da comunidade em geral sobre a temática da mobilidade sustentável (ações de formação e divulgação para técnicos, investigadores e utilizadores finais), por intermédio de workshops, encontros técnicos e científicos

 

Resultados esperados:

De forma genérica, os resultados esperados com este Projeto são:

  • Melhor modelo de cenário de mobilidade para se adaptar à região do Alto Minho. Espera-se que um artigo seja submetido a uma conferência internacional e artigo a uma revista internacional.
  • Um modelo matemático que apresenta as melhores opções de mobilidade. Espera-se que um artigo seja submetido a uma conferência internacional e um artigo para uma revista internacional.
  • Uma plataforma/aplicação webSIG que usa/integra os modelos definidos e verificados. Esta plataforma permitirá informar e divulgar a Soluções viáveis relacionadas com a mobilidade, e melhorar a mobilidade sustentável da região do Alto Minho.
  • Um vídeo de divulgação e um ebook.

 

 
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