Cabeçalho | InternacionalInstituto Politécnico de Viana do Castelo | Multimédia
OTIC
 
 
 

Designação do projeto | Programa acelerador INTERNOVAMARKET para aumentar la competitividad del sector alimentario de Galicia-Norte de Portugal (INTERNOVAMARKET – FOOD)

Código do projeto | 0437_INTERNOVAMARKET-FOOD_1_E

Objetivo principal | INTERNOVA MARKET FOOD é um programa acelerador com uma orientação eminentemente prática que, através da cooperação transfronteiriça, visa dotar as empresas agroalimentares da Galiza e norte de Portugal dos conhecimentos, habilidades, técnicas e instrumentos básicos necessários para que possam crescer rapidamente mediante a melhoria da sua internacionalização, inovação tecnológica e capacidade de marketing.

Região de intervenção | Euro-Região Galícia-Norte de Portugal

Entidade beneficiária principal | Fundación Centro Tecnolóxico da Carne (Espanha)

Entidades cobeneficiárias | Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) entre outras

Data de início | 01-10-2015

Data de conclusão | 31-12-2019

Custo total elegível do Projeto | 2 116 458,41 €

Custo total elegível do IPVC | 212 823,51 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 1 587 343,92 €

 

Objetivos:

O projeto INTERNOVAMARKET-FOOD abrange um propósito comum entre todas as entidades participantes: prestar serviços a grupos setoriais para a melhoria de competitividade do tecido industrial agroalimentar. Os seus pilares são a inovação, a internacionalização e o marketing. O projeto pretende:

  • promover o dinamismo empresarial para alcançar um nível ótimo de competitividade das PME agro-alimentares da Euro-Região Galícia-Norte de Portugal, gerando crescimento económico com emprego de qualidade.
  • promover a cultura empresarial e inovadora, incorporando o uso de tecnologias inovadoras na atividade comercial (produtos e processos de produção em escala industrial, implementação de sistemas avançados de produção, otimização de processos produtivos) para aumentar o valor agregado e capacitar profissionais do setor através da colaboração de entidades I+D+i (centros tecnológicos e universidades) com empresas.
  • Apoiar a internacionalização do tecido empresarial transfronteiriço com base na complementaridade de ambas as economias que compõem a Euro região, e a intensificação dos intercâmbios com os mercados externos.

 

Atividades:

Para atingir estes objetivos foi identificada uma série de atividades, que incluem:

  • Atividade 0 – Gastos de preparação.
  • Atividade 1 - INTER-EXPORT PLUS: Programa de posicionamento dos produtos transfronteiriços nos mercados internos e externos.
  • Atividade 2 - INNOVA PLUS: programa acelerador da inovação tecnológica para competir com garantia nos mercados.
  • Atividade 3 - MARKET PLUS: Programa de estratégias de marketing para promover a competitividade das empresas.
  • Atividade 4 - Programa Formativo INTERNOVAMARKET-FOOD.
  • Atividade 5 - Gestão e Coordenação
  • Atividade 6 - Comunicação

 

Resultados esperados:

  • Satisfação da necessidade de crescimento, modernização e internacionalização das pequenas e médias empresas (PMEs) do setor agroalimentar.
  • Alcançar um elevado nível de produtividade e melhoria da competitividade dos diferentes elos da cadeia de valor que compõe o setor agroalimentar transfronteiriço.
  • Conceção de novos produtos e/ou introdução de melhorias substanciais em produtos/processos existentes e o estabelecimento de dinâmicas de aceleração para o lançamento de novos produtos.
  • Inclusão de uma atitude empresarial no setor agroalimentar, bem como uma cultura inovadora.
  • Troca de oportunidades comerciais entre as empresas na área de cooperação, iniciação de processos de internacionalização e abertura a novos mercados para empresas com experiência em comércio exterior.
  • Fomento da promoção e marketing empresarial, com base na análise e identificação dos portfólios de produtos das empresas que participam no programa, com foco no cliente, e com uma orientação específica com o mercado atual, a análise das tendências do mercado e a prospetiva tecnológica.
  • Solução para a necessidade de redefinir organizações nesta era digital e de globalização, promovendo novos modelos de negócios, baseados na inovação e diferenciação.

Fotos, vídeos e outros suportes audiovisuais
Disponíveis brevemente no site do projeto: http://internovamarketfood.org/

 

 
Projectos Projectos | Mais Projectos | Real GE2C'S Proyecto VT | eca.it | ESOL | Bioemprende
WAW – Waste Around the Wine
 
LABORATÓRIOS
UIDM
UMA
 
*
*
O seu browser não suporta frames, no entanto a sua visita a este portal não será afectada.