Valorização dos Produtos Tradicionais

POLITÉCNICO DE VIANA PROMOVE o 1º Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

>>> Para além da participação de renomados investigadores do setor, a primeira edição do Congresso contará também com uma mostra de produtos tipicamente regionais, dois show cooking, onde estará patente a inovação gastronómica associada aos produtos tradicionais, e o concerto de música clássica “Sementes de Música”

Símbolo de qualidade e da cultura dos povos, os produtos tradicionais são indiscutivelmente umas das grandes potencialidades das regiões, sobretudo das comunidades rurais, visto que constituem elementos de diferenciação destes locais. É neste contexto que surge o Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais, a realizar-se de 3 a 5 de maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], em Refóios, Ponte de Lima. O certame tem como principal objetivo analisar os diversos contributos de investigadores, técnicos e agentes de desenvolvimento rural que apostaram na valorização e na inovação associada aos produtos tradicionais.

O Programa de atividades deste Congresso conta com oradores de diversos países, nomeadamente Portugal, Brasil, Reino Unido, Bélgica, Itália, Espanha e Polónia, que partilharão as suas experiências e a forma como a valorização e a inovação destes produtos, bem como a sua associação ao turismo, tem contribuído para o desenvolvimento local. Ana Paula Vale, Docente da ESA-IPVC e Membro da Comissão Organizadora do Congresso, regista ainda que na página oficial do Congresso na web é possível aceder à informação detalhada acerca dos oradores, “nomeadamente o tema e resumo da comunicação a ser apresentada neste evento, bem como a nota biográfica destes profissionais”.

No decorrer do Congresso, nas instalações da ESA-IPVC, um mosteiro de raiz beneditina, está prevista a realização de uma mostra de produtos locais que poderão ser apreciados pelos participantes, para além da realização de dois show cooking, onde estará patente a inovação gastronómica associada aos produtos tradicionais. No dia 4 de maio, os congressistas poderão apreciar, ainda, um concerto de música clássica realizado pela Academia de Música Fernandes Fão, intitulado “Sementes de Música”, tendo início previsto para as 19h. “Este concerto apresentará composições de alguns dos mais relevantes artistas que a partir do século XIX, ao redor do mundo, utilizaram a música tradicional como elemento de inspiração para as suas obras”, adianta Ana Paula Vale.

Mais informações poderão ser consultadas na página oficial do evento na web, bem como o Programa Completo de atividades previstas para este evento.

Publicado 03.04.2012