Mostra

POLITÉCNICO DE VIANA ESTREIA MEGA EVENTO COM “MOSTRA” À ESCALA REGIONAL

Será ao longo de dois dias, 16 e 17 de maio, que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] reunirá num só espaço, o Pavilhão da AIMinho localizado junto aos Estaleiros Navais da cidade, as suas seis Escolas Superiores, entre outras valências que detém, para proporcionar um maior conhecimento da instituição e favorecer a aproximação junto dos seus diferentes públicos e população em geral.

A iniciativa pretende proporcionar não só a melhor informação sobre toda a sua oferta formativa, num formato de descoberta e muita interatividade a todos os seus visitantes, mas também uma forma pedagógica e divertida de se poder conhecer tudo o que acontece, integra e envolve a instituição.

“Enquanto instituição de ensino superior pública, e fiel aos objetivos que preconizaram a criação do Ensino Politécnico, o IPVC pretende ser motor de desenvolvimento da região, permitindo e favorecendo a prossecução dos estudos superiores aos jovens do Alto Minho, assim como de outras regiões, muito particularmente no contexto atual de grandes dificuldades económicas com que as famílias se deparam”, comenta a propósito de um dos grandes objetivos deste evento, a Vice-Presidente do IPVC, Florbela Correia.

“Neste certame teremos disponível, em stands interativos, a apresentação de toda a nossa oferta formativa, licenciaturas, mestrados, CET e pós-graduações, assim como informações úteis para os alunos sobre os serviços e apoios prestados pelos Serviços de Ação Social, entre outros serviços que o IPVC presta à comunidade em geral” adianta a Vice-Presidente.

Interagir, questionar, experimentar e participar serão verbos a conjugar no modo imperativo, já que a instituição procurará fomentar a envolvência ativa de todos os seus visitantes, em detrimento de um acontecimento meramente expositivo. Dezenas de docentes, investigadores e alunos do IPVC vão deslocar para o Pavilhão da AIMinho as suas salas de aulas, os seus laboratórios, e darão a conhecer, à região e ao país, as atividades de ensino e de investigação que realizam na maior instituição de ensino superior do Alto Minho.

“Teremos um conjunto diversificado de intervenções em palco que, no âmbito dos cursos, serão organizados e protagonizados por alunos e docentes do IPVC”, refere Florbela Correia.

“Esta MOSTRA ilustrará bem o universo IPVC, de uma forma instrutiva, mas ao mesmo tempo divertida, e será uma mais-valia para a orientação de todos os possíveis candidatos ao ensino superior”, revelou ainda a responsável pelo acontecimento.

Particularmente dirigida a alunos do 12º ano, uma vez que é esta faixa etária que num muito curto espaço temporal terá que fazer a sua escolha ao nível da formação a seguir, a Mostra será extensível ainda a outras idades, já que “pensamos que poderá ser igualmente interessante para os alunos dos 11º, 10º e 9º anos, dado que quanto mais informada e ponderada for a escolha, certamente melhor serão os resultados da decisão tomada”, sublinha Florbela Correia.

O acontecimento integra-se na programação das comemorações do 26º aniversário do Politécnico de Viana, que se celebra a 15 de maio, com a tradicional Sessão Solene do Dia do IPVC.

A Mostra, de acesso gratuito a todos os interessados, poderá ser visitada entre as 10h00 e as 22h00, dos seus dois dias de realização. “Acreditamos que, com esta iniciativa, contribuiremos para potenciar uma melhor decisão e uma escolha informada por parte dos jovens da região que servimos”, rematou por fim a Vice-Presidente do Politécnico de Viana.

Publicado em 07.05.2012