Livro Sarrabulho

IPVC estará representado em feira internacional de livros DE CULINÁRIA

Apresentado ao público há cerca de 1 ano, o livro “Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição | The Gastronomy of Tradition” acaba de vencer a primeira fase da edição de 2011 do concurso Gourmand World Cookbooks Awards, na categoria de Cozinha Local, como livro português. Produzido sob a coordenação de Nuno Brito, ex-Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], juntamente com Ana Paula Vale, docente da Escola Superior Agrária [ESA-IPVC], a obra irá disputar a final desta competição, realizada anualmente em Paris (França). O resultado final será anunciado no próximo dia 06 de março, em cerimónia que será realizada no Teatro Les Folies Bergère, na capital parisiense.

Segundo a organização do evento, que também realiza a Paris Cookbook Fair (a decorrer de 07 a 11 de março), todos os anos mais de 26 mil livros de cozinha são publicados em todo o mundo, razão principal da concretização deste concurso. Na edição passada, concorreram mais de 8 mil obras literárias, representando 154 países. Os livros competem primeiramente ao nível da língua e na respetiva categoria, seguindo os ganhadores na competição pelo título de “O Melhor do Mundo (The Best in the World)”.

Resultado de uma parceria firmada entre o Politécnico de Viana, a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas, este livro traz fotografias de Amândio de Sousa Vieira e textos em edição bilingue (português e inglês) com tradução de Chloë Parrott, contando, ainda, a nível de equipa técnica, com a colaboração, de Eduarda Oliveira e Gabriela Candeias. A coordenação editorial é de Ovídio de Sousa Vieira e o design gráfico é assinado por Ângela Calheiros, num total de 136 páginas distribuídas em três grandes capítulos: “Testemunhos”, “O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” e “O Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e os seus Ingredientes”.

De acordo com a coordenação deste projeto editorial, optou-se pela tiragem do livro em versão bilingue porque, além de património regional e nacional, a gastronomia deve ser encarada como um atrativo turístico. “Os turistas em Ponte de Lima devem conhecer este prato que, num primeiro olhar, lhes pode parecer estranho”, adianta Nuno Brito, atual Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária e docente da ESA do Politécnico de Viana.

Além da história acerca deste prato tipicamente limiano, o livro apresenta um capítulo dedicado a testemunhos de pessoas ligadas às tradições de Ponte de Lima, conhecedoras deste tema, entre os quais, se destacam os depoimentos de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, de Franclim Castro e Sousa, presidente da Direção da Associação Concelhia das Feiras Nova e do renomado Chefe de Cozinha, Hélio Loureiro. “Estes testemunhos fazem uma contextualização do arroz de sarrabulho tendo em conta diversos aspetos como a área económica, social e cultural”, realça Nuno Brito.

Publicado 02.02.2012

Livro do Sarrabulho 01