Concerto de música clássica na ESA-IPVC

ponte de lima: concerto de música clássica promove a valorização das raízes tradicionais

>>> “Sementes na Música” será tema central do espetáculo que irá abrilhantar a primeira edição do Congresso Internacional de Produtos Tradicionais, mais um evento promovido pela ESA-IPVC

No próximo dia 04 de maio, Ponte de Lima receberá a orquestra da Academia de Música Fernandes Fão para a apresentação do concerto de música clássica sob o tema “Sementes na Música”, no âmbito do 1º Congresso Internacional de Valorização dos Produtos Tradicionais, um evento promovido pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC]. Aberto ao público em geral, o espetáculo realizar-se-á no Auditório Eugénio Castro Caldas, tendo início previsto para as 19h. “Este concerto apresentará composições de alguns dos mais relevantes artistas que a partir do século XIX, ao redor do mundo, utilizaram a música tradicional como elemento de inspiração para as suas obras”, adianta Ana Paula Vale, Docente da ESA-IPVC e Membro da Comissão Organizadora do Congresso.

A primeira edição do Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais decorrerá nas instalações da ESA-IPVC, em Refoios, Ponte de Lima, de 03 a 05 de maio. O certame tem como principal objetivo promover o debate e a análise de estratégias que visem melhorar a produção local típica, a fim de difundir o consumo de alimentos tradicionais. Os interessados em participar neste Congresso deverão submeter inscrição on-line até ao dia 24 de abril próximo. As inscrições poderão ser efetuadas em uma das seguintes modalidades: Geral e Estudante, no valor de 100,00€ e 60,00€, respetivamente.

A Comissão Organizadora deste Congresso considera indispensável uma reflexão acerca da valorização dos territórios e dos produtos tradicionais e vê neste evento um “espaço de partilha e debate” relativamente ao tema. Espera-se, ainda, envolver todos os intervenientes ligados a esta área de investigação, com o objetivo da implementação tecnológica dos resultados científicos obtidos, de modo que possam contribuir para a competitividade das PMEs no mercado global.

Mais informações poderão ser consultadas na página oficial do evento na web, bem como o Programa Completo de atividades previstas para este evento.

Publicado 28.03.2012