IPVC

POLITÉCNICO DE VIANA CONTA COM MAIS PROFESSORES DOUTORADOS

Com um universo de já quase cinco mil alunos, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vê agora aumentar também o seu número de doutorados. Só no ano 2011, treze docentes concluíram os seus doutoramentos nas mais diversas áreas, como seja a educação, história, engenharia - civil, telemática, informática, agrária, eletrónica e computação.

Atualmente, encontram-se cerca de mais uma centena de docentes a prosseguir estes estudos avançados, o que significa que, a curto prazo, o Politécnico de Viana assistirá a mais um exponencial aumento de doutorados no seu corpo Docente, constituído por quase quatrocentos professores.

Para o Presidente, 2011 foi muito positivo. Este é um número considerável e que vem confirmar o “crescimento” em qualidade da instituição já que “sentimos, coletivamente e com orgulho, o reconhecimento do trabalho de alguns dos nossos alunos e professores, distinguidos com importantes prémios de mérito nacionais e internacionais” relembra Rui Teixeira em jeito de balanço do último ano.

“Reforçamos a nossa ligação ao desenvolvimento da região e ao seu mundo empresarial, pela nossa participação direta em múltiplos projetos de cariz tecnológico e em estruturas de incremento como os pólos de competitividade, agências de desenvolvimento regional, agências regionais de energia, associações empresariais e incubadoras de base tecnológica” sublinha ainda o Presidente.

Segundo Rui Teixeira, o novo record do número de alunos admitidos é claramente um “indicador estruturante da sustentabilidade” do Politécnico que dirige. “Desenvolvemos e consolidámos a nossa oferta formativa com novos ciclos de estudo, especialmente mestrados e CET; prosseguimos a reforma da organização interna, suportada em políticas da qualidade acreditadas e agora, até, honrosamente reconhecidas”, adiantou ainda.

Para além de toda a evolução que o Politécnico tem vindo a experimentar ao longo dos últimos anos, quer ao nível da sua qualidade formativa, quer ao nível da sua relação com o exterior e contributo indubitável para o desenvolvimento da região, Rui Teixeira aponta um dos aspetos em que a instituição vai dando passos agora cada vez maiores “estão em marcha ambiciosos programas de cooperação com a China (Macau e China Continental) e com o Brasil” afiançou.

E é com esta ambição que o IPVC continuou a “assegurar o desempenho de relevantes responsabilidades na organização e coordenação do ensino superior em Portugal, servindo na Vice-presidência do CCISP, na Presidência da ADISPOR (Associação de Institutos Superiores Politécnicos Portugueses) e na Presidência da APNOR (Associação de Institutos Superiores Politécnicos do Norte), com larga atividade em todos eles” comenta ainda a propósito da notoriedade da instituição, não só a nível regional, mas também a nível nacional.

De destacar ainda que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) escolheu o Politécnico de Viana, entre múltiplos candidatos e “a partir da nossa experiência no desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), como instituição piloto para desenvolvimento do Sistemas de Garantia de Qualidade, o que não é mais do que dotar o nosso Sistema de Gestão de Qualidade de competências de certificação, passando ele, a breve prazo, a ser a entidade que irá avaliar e certificar os nossos cursos. Passaremos, então e agora, a ter um Sistema de Gestão e de Garantia da Qualidade, acrescentado que esteja de competências de certificação”, revelou por fim Rui Teixeira.

Consulte já a listagem de Docentes IPVC Doutorados em 2011.

Publicado em 03.02.2012