Valorização dos Produtos Tradicionais

ESA-IPVC promove 1º Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais

>>> Melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da União Europeia em questões ligadas a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas, é um dos desafios lançados pela organização deste Congresso

De 03 a 05 de Maio, Ponte de Lima receberá a primeira edição do Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais, evento que decorrerá no Auditório Eugénio Castro Caldas, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC]. Este evento tem como principal objectivo debater e analisar estratégias que visem melhorar a produção local típica, a fim de promover o consumo de alimentos tradicionais. Os interessados em participar neste Congresso deverão submeter inscrição on-line até 1 de Março (consulte aqui os prazos).

A Comissão Organizadora deste Congresso considera indispensável uma reflexão acerca da valorização dos territórios e dos produtos tradicionais e vê neste evento um “espaço de partilha e debate” relativamente ao tema. Espera-se, ainda, envolver todos os intervenientes ligados a esta área de investigação, com o objectivo da implementação tecnológica dos resultados científicos obtidos, de modo que possam contribuir para a competitividade das PMEs no mercado global.

Nuno Vieira e Brito, Docente da ESA-IPVC e Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, reforça a ideia de que é cada vez mais evidente a importância da valorização dos produtos tradicionais na sociedade actual, sendo um importante contributo para a promoção de um desenvolvimento rural integrado. “Os produtos tradicionais, símbolos de qualidade e tradição, são uma marca associada à sua origem geográfica, acompanhada de um reconhecimento nacional por parte de toda a comunidade. A diferenciação dos produtos tradicionais está implícita na sua história: a produção artesanal e o respeito por essas técnicas, a origem da matéria-prima, as características sensoriais únicas e o controle existente em todas as etapas de produção, que lhes garantem segurança e qualidade perante o consumidor”, explica Nuno Brito.

De salientar que todos os países europeus têm tradições culturais ligadas com produtos alimentares específicos, sendo os produtos alimentares tradicionais uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país.

Os interessados em submeter as suas publicações deverão fazê-lo até 15 de Fevereiro, através da plataforma on-line disponibilizada para este fim, de acordo com as normas pré-estabelecidas pela Comissão Científica do Congresso.

Publicado 25.11.2011
Actualizado 23.01.2012