POLITÉCNICO DE VIANA COM NOVA OFERTA FORMATIVA

Instituição submeteu dezoito novos cursos à aprovação da tutela, entre Licenciaturas e Mestrados, para arrancarem já no novo ano lectivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], atento às actuais exigências do mercado profissional, pretende arrancar no próximo ano lectivo com uma forte aposta em novidades no seu leque de oferta formativa, com o objectivo de colmatar necessidades do tecido empresarial da região, e que serão ministradas nas suas cinco Escolas Superiores, distribuídas pelo Alto Minho, a saber, três em Viana do Castelo - a Escola Superior de Educação, a de Tecnologia e Gestão, e a de Saúde, uma em Ponte de Lima - a Escola Superior Agrária, e a mais jovem, a de Ciências Empresariais, em Valença.

Ao nível das Licenciaturas, o IPVC submeteu propostas de novos cursos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [MCTES], para áreas como “Engenharia Mecânica”, “Gestão de Recursos Humanos” e “Terapia Ocupacional”, num total de três cursos para este grau académico.

Já a nível dos Mestrados, as propostas, ainda mais diversificadas, perfazendo um total de quinze novos cursos, recaíram em áreas como continuidade da oferta já existente em formato Licenciatura no IPVC, como seja o “Marketing e Comunicação”, “Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia”, “Engenharia de Software” e “Sistemas de Energias Renováveis”.

Outras propostas, relacionadas com a Saúde, a área Alimentar, o Empreendedorismo e a Segurança, e que se vêem já “formatadas” no Politécnico de Viana em Pós-Graduações, passarão agora a existir, caso sejam aprovadas, em Mestrado, como seja “Comunicação em Saúde”, “Cuidados Paliativos”, “Enfermagem de Reabilitação”, “Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia”, “Consultoria e Auditoria Alimentar”, “Empreendedorismo e Valorização Sustentável do Território” e “Segurança no Trabalho”.

“Desenvolvimento Humano e Saúde”, “Direcção de Projectos”, “Educação - Tecnologias de Informação e Comunicação”, “Meios Complementares de Diagnóstico em Animais de Companhia” também integram o conjunto de propostas para Mestrados que o Politécnico de Viana apresentou ao Ministério, aguardando agora uma análise e sequente aprovação de cada um destes cursos.

Caso sejam aprovados em Lisboa, abrirão já no novo ano lectivo, aumentando, desta forma, significativamente o leque de cursos que o IPVC tem já em funcionamento e que “pretende dar resposta às necessidades, não só, da região, mas também do país”, sublinha o Presidente do Politécnico, Prof. Rui Teixeira.

A instituição, que não pára de crescer desde há alguns anos, registando actualmente um universo de aproximadamente quatro mil e setecentos alunos, terá desta forma ainda mais condições reunidas para um incessante crescimento, a vários níveis, fazendo jus à sua notoriedade nas mais diversas áreas.

Recorde-se que está prevista e já aprovada a construção de um edifício de alargamento da sua Escola Superior de Saúde, sedeada em Viana do Castelo, avaliado num investimento total de 3,7 milhões de euros, e que será comparticipado por verbas provenientes do QREN e do PIDDAC, e ainda a construção de uma Escola Superior de Desporto, em Melgaço, onde funciona actualmente uma extensão da sua Escola Superior de Educação, com a Licenciatura em Desporto e Lazer.

"Melhorar as condições para os nossos alunos, é algo que constitui sempre uma das maiores preocupações do IPVC", registou por fim, Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC.

Publicado em 17.02.2011