IPVC

POLITÉCNICO DE VIANA NOMEIA A SUA PRIMEIRA PROVEDORA DO ESTUDANTE

>>> Defender os direitos e legítimos interesses dos alunos, além de desenvolver a sua acção em articulação com as associações de estudantes e com órgãos e serviços do IPVC são algumas das funções a serem exercidas pela Provedora

Em função da proposta apresentada pela Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], Maria Flora Moreira da Silva Passos da Silva acaba de ser nomeada como a Primeira Provedora do Estudante deste Politécnico, para exercer as suas funções no biénio 2011 a 2013. Ex-docente da instituição, Maria Flora Silva, personalidade de reconhecido mérito, há muito acompanha o percurso de vida do IPVC, nas suas mais diversas vertentes.

Ex-membro Conselho Geral do IPVC, a nova Provedora do Estudante, exerceu, também, funções como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Vereadora do Pelouro da Cultura, sendo, actualmente, Presidente da Assembleia Municipal desta cidade. Para João Carlos Figueiredo Carvalho, Presidente da Federação Académica IPVC, a proximidade e interesse nas actividades desenvolvidas pela comunidade académica deste Politécnico serviram como base para a escolha feita. “A sua natural simpatia e vivacidade, a sua atenção e sensibilidade, levaram a que a nossa maior tuna – a Hinoportuna – a tivesse escolhido como sua madrinha, tarefa que exerce com visível honra e zelo”, lembra o autor da proposta.

Rui Teixeira, Presidente do IPVC, realça o valor da importante missão a ser desempenhada pela nova Provedora: defender os direitos e legítimos interesses dos alunos, desenvolvendo a sua acção em articulação com as associações de estudantes e com órgãos, serviços e todas as escolas do Instituto, embora sem poder de decisão nas questões apresentadas. “É papel do Provedor assumir uma postura interventiva, propor soluções concretas na melhoria das condições de ensino, na estimulação da participação dos estudantes e no desenvolvimento de um sentido de comunidade da em nosso Instituto. Assim sendo, depositamos a nossa total confiança naquela que, a partir de agora, desempenhará um papel tão importante quanto este para a nossa instituição”, finaliza Rui Teixeira.

Publicado 15.09.2011