+ de 23

Politécnico de Viana do Castelo lança concurso para Maiores de 23 anos

Inscrições disponíveis já a partir do próximo dia 18 de Abril
Consulte toda a informação no menu lateral à direita desta página!

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] volta a abrir as suas portas a todos quantos tenham mais de 23 anos e pretendam ingressar no ensino superior. A abertura de inscrições para este concurso acontece já no próximo dia 18 de Abril, mantendo-se disponíveis até ao dia 13 de Maio de 2011.

Candidaturas on-line
Este ano, e pela primeira vez, e para maior comodidade, os candidatos interessados terão as candidaturas disponíveis on-line, para ingressar nas diferentes Licenciaturas - 1º Ciclo das suas cinco Escolas Superiores. Toda a informação sobre os cursos ministrados nesta instituição, bem como instruções relacionadas com o concurso, poderão ser aqui consultadas.

Uma das condições estabelecidas, para as candidaturas neste regime de ingresso, é a de que os candidatos tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro de 2010.

Não pode candidatar-se on-line?
Nesse caso, os Serviços Académicos das Escolas Superiores do IPVC asseguram um gabinete de apoio à apresentação das candidaturas, para todos os candidatos que não o possam fazer on-line.

Formas de Pagamento
Os candidatos poderão proceder ao pedido das referências Multibanco através do seguinte e-mail:
sac@ipvc.pt

Outras Formas de Pagamento
A taxa de inscrição estabelecida poderá ainda ser enviada pelo correio, para os Serviços Académicos da Escola Superior a que se candidatam e/ou à sua entrega presencialmente.

Prazo para Pagamento
Após a submissão da candidatura on-line, o candidato terá cinco dias úteis para proceder a uma das formas de pagamento descritas nas alíneas anteriores.

Sessões de Esclarecimentos e Provas de Ingresso
O processo de selecção dos candidatos está organizado em duas fases, estando programada para a segunda quinzena de Maio 2011 (de 19 a 27 desse mês), a realização de sessões de esclarecimentos aos candidatos, seguindo-se a realização de Provas de Conhecimentos Específicos de ingresso (de 30 de Maio a 22 de Junho 2011).

As provas incidirão, exclusivamente, sobre as áreas do conhecimento directamente relevantes para o ingresso e progressão no curso.

Entrevistas
Numa segunda fase, a decorrer na primeira quinzena de Julho 2011 (01 a 15 de Julho), decorrerá a realização de entrevistas aos candidatos, para apreciação dos seus currículos escolares e profissionais e a avaliação das suas motivações, provas teóricas e/ou práticas de avaliação de conhecimentos – para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que pretende candidatar-se.

Reconhecimento de Créditos
Está ainda prevista, aquando do ingresso, a possibilidade de o júri do concurso proceder ao reconhecimento de créditos: mediante a atribuição destes nos respectivos ciclos de estudo, poderão ser reconhecidas a experiência profissional e a formação dos candidatos admitidos no curso através da realização das provas com aproveitamento.

Regulamento do concurso: n.º 127/2008, do Diário da República, 2.ª série — N.º 53 — 14 de Março de 2008, disponívelno menu lateral à direita desta página.

Publicado em 13.04.2011