Garranos

I CONGRESSO INTERNACIONAL DO GARRANO FINALIZA COM SALDO POSITIVO

>>> Com público estimado em cerca de 100 participantes por dia, o Congresso finalizou a maratona de palestras com a oficialização da Candidatura do Cavalo Garrano a Património Nacional, além da apresentação dos Embaixadores da causa

O Alto Minho foi palco, no passado final de semana, do I Congresso Internacional do Garrano, um marco para a luta contra a extinção da espécie, tendo como ponto alto a oficialização da Candidatura do Cavalo Garrano a Património Nacional, iniciativa coordenada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]. A propositura foi entregue ao representante da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Daniel Campelo, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. De salientar que a Candidatura conta agora com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Cavaco Silva, assim como com a participação da Direcção Geral de Veterinária, que passa a integrar a Comissão de Honra.

Ainda na ocasião da Cerimónia Oficial, foram nomeados os Embaixadores desta causa, que terão como principal objectivo contribuir para a manutenção deste recurso biológico insubstituível, oriundo da raça Garrana, nomeadamente:

• Carlos Duarte, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte;
  • Francisco Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez;
  • João Serra, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães e Presidente da Sociedade Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura;
  • José Correia da Silva, representante da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste;
  • Maria do Mar Oom, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Teresa Lago, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Presidente da Sociedade Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Durante os três dias de conferências no Centro de Formação e Exposições de Arcos de Valdevez, cerca de uma centena de participantes por dia, em média, entre alunos e estudiosos do sector, estiveram reunidos em torno de um dos mais importantes debates relativamente à preservação deste património biológico Único -- em breve, Património Nacional.

Nuno Vieira e Brito, Vice-Presidente do IPVC e coordenador da Candidatura, ressalta a importância desta iniciativa por se tratar de uma raça protegida, devido ao risco de extinção, encontrando-se, actualmente, muito poucos exemplares quer em liberdade quer na posse de criadores. “Para além disso, são animais com muitas funcionalidades e utilidades, desde a hipoterapia, a equitação como aprendizagem, o desporto, em particular a atrelagem, o turismo e características ímpares da raça, como corrida em passo travado”, complementa Nuno Brito.

Publicado 28.09.2011