IPVC e Confraria

Confraria do Vinho Verde: Politécnico de Viana entronizado como mecenas

> Na oportunidade da cerimónia realizada no auditório do Instituto, para além de ser entronizado como confrade mecenas, IPVC assina protocolo de parceria com a Confraria

A Confraria do Vinho Verde promoveu no último 25 de Junho, no Auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a Cerimónia de Entronização dos seus novos confrades. Na oportunidade da cerimónia, realizada no auditório do Instituto, para além de ser entronizado como Confrade Mecenas, o IPVC assinou protocolo de parceria com a Confraria, tendo como objectivo central o aumento da notoriedade do vinho verde.

Para além disso, o protocolo de colaboração vem reforçar o papel de Confrade Protector, como forma de reconhecimento do papel estratégico do vinho verde para a economia local. Alguns resultados poderão surgir com essa parceria, nomeadamente a elaboração e a execução de acções e projectos relacionados à produção do vinho verde vianense, reforçando a importância do vinho verde produzido em Viana do Castelo como parte significativa da actividade económica da região.

Reconhecido como parceiro fundamental nos campos sociais, económicos e culturais, o IPVC surge como importante agente participativo em actividades de desenvolvimento, difusão e transferência do conhecimento científico, nos mais diversos sectores. Para Nuno Brito, Vice-Presidente do IPVC, também entronizado como Confrade Mestre, “parcerias como esta, que visam a investigação, a valorização e a partilha do conhecimento sobre tudo aquilo que é produzido na região, em particular o vinho verde, enquadram-se na missão do nosso Instituto, visto que estamos inseridos no Alto Minho, território em que a ocupação e as actividades humanas são desenvolvidas numa tradição de valorização dos recursos naturais”.

Na mesma cerimónia, foram entronizados como Confrades Oficiais Jorge Agostinho, Director da Escola Superior Agrária [ESA-IPVC] e Manuela Vaz Velho, Directora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG-IPVC].

Publicado em 15.07.2011