Campo de Empreendedorismo

No seguimento das actividades de dinamização da REDE REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO DO ALTO MINHO, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a CIM Alto Minho, em colaboração com o Instituto Português da Juventude, vão realizar nos dias 20 e 21 de Junho, em Melgaço, a iniciativa “Campo de Empreendedorismo”, dirigida aos membros/entidades que integram esta Rede.

O objectivo é proporcionar competências e ferramentas relacionadas com as dinâmicas e exigências do trabalho em rede, conceitos de criatividade e inovação, dotando os agentes de capacidades diferenciadoras e de mais-valia para o desenvolvimento e estímulo do trabalho em empreendedorismo.

O primeiro dia será dedicado ao desenvolvimento de competências na organização e dinamização dos ateliers de ideias, e será promovido pelo IAPMEI. No segundo dia decorrerão um conjunto de workshops, a cargo da “Na'Mente”, em que os participantes serão confrontados com as técnicas mais importantes do processo de geração de ideias:

• Brainstorming e a sua variante Brainwriting;
  • “Mapa Mental”, como técnica de visualização de ideias no colectivo;
  • Técnica das “Relações Forçadas” em que será exercitado o pensamento combinatório.

Entre cada uma das técnicas serão levados a cabo exercícios de Brainattack, que desenvolve o pensamento colaborativo. Estes workshops serão enquadrados no contexto específico da Rede e servirão ainda para recolha de informação relevante junto das entidades participantes.

Publicado em 15.06.2011